No dia 15 de março, a Água Doce Sabores do Brasil completou 30 anos de atuação no mercado brasileiro. A rede de franquias de alimentação foi fundada em 1990, em Tupã, no interior de São Paulo, e ingressou no segmento de Franchising em 1993. Idealizada pelo empreendedor Delfino Golfeto, a rede foi precursora de um conceito de casual dining verdadeiramente brasileiro que valoriza tanto a gastronomia quanto bebidas autênticas nacionais, com destaque para a cachaça. Os 80 restaurantes da marca apresentam pratos típicos com um toque caseiro e regional, porções generosas, drinques criativos com ou sem álcool, além de uma seleção das melhores cachaças brasileiras.
Aos que não conhecem a história da marca, a Água Doce foi fundada por Delfino Golfeto. Com origem humilde, o empresário trabalhou como boia fria, estudou, se formou em Tecnologia de Açúcar e Álcool e fez pós-graduação em Gestão Empresarial. Com isso, assumiu o cargo de gerente agroindustrial em algumas usinas por onde passou. Mas isso não era o suficiente para ele. Um dos sonhos era abrir um espaço gastronômico, focado em proporcionar um ambiente familiar com excelência no atendimento prestado aos clientes. Em 1990, Delfino teve a ideia de aliar seu conhecimento e a apreciação por cachaças a um restaurante, criando assim a marca Água Doce.
Sem muito capital para investir, o negócio foi aberto na garagem de casa, que contava com um pequeno balcão improvisado, onde eram servidas as cachaças e os coquetéis diversificados para degustação. Além da facilidade de Delfino em selecionar boas bebidas, a esposa Silvia Maria tinha mãos de fada para preparar quitutes de dar água na boca, fatores que contribuíram diretamente para divulgar o nome e promover a fama da Água Doce, que rapidamente virou referência na região.
Já em 1993, com os processos e padrões mais maduros, a Água Doce decidiu dar um novo passo e abriu a primeira unidade franqueada. A aceitação do mercado foi evidente, assim, o ritmo de expansão foi acelerado em 1995, atraindo investidores de diferentes partes do Brasil. A evolução continuou e, em 2006, foi criada a Central de Distribuição Logística, para atender à demanda dos restaurantes da marca, que se espalhavam por vários estados. Em 2013, a rede foi eleita pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a Melhor Franqueadora do Brasil. Em 2016, a marca entrou para o “Hall da Fama” da mesma entidade, em um painel em que constam somente as empresas premiadas.
Com um cardápio robusto de acento tropeiro, os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente são 80 unidades em nove estados brasileiros. A expansão é feita por meio de três modelos de negócios: Água Doce Sabores do Brasil (R﹩ 460 mil), Água Doce Express (R﹩ 268 mil) e Rei do Escondidinho (R﹩ 168,5 mil).