De forma objetiva, a primeira dificuldade é em gerar leads/pessoas interessadas na marca e após abertura de novas unidades, oferecer apoio satisfatório a esse franqueado.
Para que uma marca tenha sucesso na expansão, o ponto principal e mais importante é definir a estratégia.
Conforme dito acima, são dois momentos distintos e em ambos é fundamental o franqueador olhar com atenção:
1. Captar interessados em se tornar franqueados
Para que o franqueador invista com mais exatidão na busca por interessados em sua franquia, é importante analisar quais praças/regiões o público final tem maior sinergia com seu produto.
Atualmente o marketing digital auxilia muito nessa captação, através das redes sociais, Google e portais do segmento é possível divulgar de maneira direcionada.
Uma landing page(página de captação de dados) tem um papel importante na estratégia.
Caso a franqueadora possua departamento de marketing interno, este pode ser o responsável por essas etapas. Outra opção é contratar uma agência de publicidade especializada na área para gerar os leads.
2. Estrutura de apoio ao novo franqueado
Com a primeira etapa sendo realizada com sucesso, logo as unidades serão inauguradas e precisarão de suporte.
É importante o franqueador se certificar se a consultoria de campo atual conseguirá absorver as novas unidades ou será necessário ampliar o departamento. Uma alternativa interessante é regionalizar a consultoria de campo.
A mesma atenção vale ao marketing, comercial e demais áreas.
Leandro Rampazo- CEO da Godiva Propaganda, publicitário especialista em Marketing para franchising, varejo e saúde. Durante seus 15 de experiência, liderou o departamento de marketing de grandes empresas como Wizard, Yazigi, Microlins, Skill, SOS, entre outras.