Crise não é desculpa para quem quer vencer!

Em um país com quase 13 milhões de desempregados, empreender se tornou opção interessante para quem busca alternativa para driblar a crise. Mas antes de pensar em abrir o próprio negócio, o futuro empreendedor precisa estudar o mercado, conhecer as opções de negócios disponíveis e mais adequadas ao seu perfil e buscar por formação qualificada.

“Não adianta investir em algo que a pessoa não se identifica e sabe pouco ou quase nada sobre o segmento que deseja atuar. Estar bem preparado faz toda a diferença para enfrentar e vencer no novo desafio”, explica Liamar Fernandes, master coach da SBCoaching.

Everton Sanches, de Ipaussu, cidade do interior paulista, percebeu rápido a importância de capacitar-se quando o assunto é empreender e ousar. Como proprietário de uma imobiliária, mas com formação em coaching, Sanches sempre gostou de atuar auxiliando as pessoas a conquistarem o que desejam. Decidiu, então, que era hora de colocar em prática os conhecimentos que têm na área e abriu uma microfranquia da SBCoaching. O resultado veio rápido: um mês e meio após adquirir o negócio, obteve o retorno dos R$ 35 mil investidos. “A minha expectativa é fechar o ano com 70 clientes”, afirma.

O sucesso foi uma soma da veia empreendedora à visão estratégica de buscar um modelo de negócio que oferecesse treinamento qualificado, especialmente, na arte de se relacionar e vender. No caso da franquia da SBCoaching, essa preparação aconteceu no treinamento Sniper Coach, parte do programa de desenvolvimento de franqueados, no qual os participantes são desafiados a colocar em prática conceitos e estratégias sobre marketing, vendas, empreendedorismo e alta performance para coaches.

Um dos principais desafios do Sniper é o Hands On, exercício no qual os candidatos realizam ligações para oferecer suas soluções a potenciais clientes. Tudo, sob a supervisão e feedback imediato do CEO e do vice-presidente de negócios  da SBCoaching, Villela da Matta e Jeferson Almeida. No quesito performance, Everton bateu todos os recordes do exercício: 117 ligações de agendamentos com prospects em um único dia, quando a média é de 58 ligações.

“Fui muito assertivo na escolha dos contatos. Precisava apresentar as soluções para as pessoas que tinham poder de decisão dentro das empresas ou para os próprios empresários. Essa estratégia foi decisiva na minha performance com os prospects no Hands On”, comemora o franqueado.

Enfrentar os desafios do Sniper Coach deu a Sanches ainda mais preparo, confiança e certeza de que queria mesmo seguir com o desafio de empreender como coach. “Dentre as várias opções de franquias que pesquisei, optei por investir no modelo de franquia da SBCoaching pela expertise e credibilidade da marca, o portfólio de soluções ofertado às pessoas e empresas, além do apoio e suporte que os franqueados recebem’, afirma.

Um mercado que só cresce

Apostar em um novo negócio por meio de franquias pode ser uma boa opção. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), sobre o desempenho do franchising brasileiro, o mercado de franquias registrou um crescimento nominal de 5,9% no 2º trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2018.

A pesquisa indicou também que o segmento de Serviços Educacionais, no qual está inserido a franquia da SBCoaching, registrou o segundo maior crescimento: 8,7%.  De acordo com o estudo Diagnóstico Setorial de Educação 2019 da ABF, as redes de educação investiram na oferta de cursos híbridos (parte presencial e parte online) e em home-based (base do negócio é em casa). Além disso, o aumento da confiança do consumidor no 1º trimestre alavancou investimentos de longo prazo e o período de renovação de matrículas também são fatores que explicam esse crescimento.