A Laundromat, rede de lavanderias self service com mais de 30 anos de experiência, continua em acelerado crescimento e, para atingir um número ainda maior de pontos e clientes apostou na inovação como estratégia para fortalecer e tornar a marca mais eficiente, diante da necessidade da população e do atual cenário econômico. Visando atender ao público que não tem tempo a perder e busca por conforto, praticidade e preços compatíveis com a realidade brasileira para lavar a roupa fora do lar, a franqueadora tem concentrado seu plano de expansão no modelo Express, que oferece o método de autosserviço. Neste ano já foram inauguradas quatro lojas neste formato e no mês de junho serão abertas mais seis operações nas cidades de Natal (RN), Brasília (DF), Indaiatuba (SP) e três unidades no Rio de Janeiro.
A ação da empresa vem de encontro com a Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), que revelou, que apesar da crise, as franquias mantiveram os investimentos em inovação, o que se mostrou fundamental para a manutenção do crescimento e rentabilidade dos negócios. “A Laundromat é pioneira na América Latina no conceito de lavanderia autosserviço e estamos otimistas em aumentar consideravelmente o número de unidades neste formato os próximos anos, devido às novas tendências de mercado tanto do lado dos consumidores, que aderem ao conceito “do it yourself” (faça você mesmo, em português), como também ao perfil do investidor, que procura hoje operações com uma gestão mais simplificada no dia a dia”, explica Nicolas Lopez, diretor da marca.
A Laundromat inova constantemente no modelo da franquia e também na oferta de serviço. De rápida instalação e preparado para ser integrado a locais de grande circulação de pessoas, como postos de gasolina e supermercados, este formato não requer colaboradores, o processo é todo automatizado, pois o usuário libera a máquina através de pagamento via cartão, e os insumos (sabão, amaciante) são dosificados de forma mecânica. Também há comunicação das lojas junto ao SAC disponível, que facilita e esclarece qualquer dúvida que possa surgir ao usuário. As principais vantagens deste método são contar com lojas disponíveis em horários amplos, todos os dias da semana e o preço da lavagem ser até 70% mais barato que os demais sistemas disponíveis no mercado.