Registrando crescimento a cada ano, o mercado de franquias está em alta no país e caiu no gosto dos brasileiros como uma ótima opção de investimento. Seja como alternativa para renda extra ou como experiência do primeiro negócio, o franchising se mostrou rentável e com inúmeras possibilidades de atuação. Em 2018, o setor registrou faturamento 7% maior do que o arrecadado durante o ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Mas como em todo negócio de sucesso, ninguém chega no topo sozinho: um dos pilares que sustenta o mercado de franquias é o suporte prestado ao franqueado. A iniciativa é fundamental visto que muitos investidores estão apostando no primeiro negócio sem possuir nenhuma experiência prévia no segmento que optaram.
Para Vanessa Alves, diretora comercial da San Martin Corretora de Seguros, é normal que alguns investidores fiquem receosos de apostar no franchising justamente por não ter nenhum conhecimento na área. “Mas quando apresentamos todas as etapas do nosso suporte a história muda: o investidor se sente mais confiante sabendo que não estará sozinho”, explica.
Administrar uma rede tão grande como a San Martin, com 300 unidades franqueadas, certamente não é tarefa fácil. Por isso, a marca desenvolveu um suporte altamente eficiente no acompanhamento de seus franqueados com o intuito de alinhar as operações e registrar números cada vez maiores.
A todo momento
Sabendo das dificuldades que o novo franqueado pode encontrar ao abrir uma unidade, a rede desenvolveu um treinamento inicial para habituar os investidores com os serviços da marca. “Nosso leque de serviços pode assustar quem nunca trabalhou no mercado de seguros”, comenta Alves. De fato, são mais de 120 serviços destinados a pessoas físicas ou jurídicas (assim como órgãos públicos, associações, eventos, etc.), como seguros de vida, acidentes pessoais, saúde, educacional, imobiliário (residencial, empresarial, etc.), veículos em geral, entre muitos outros. “Esse é o momento em que apresentamos nosso campo de atuação, nossos parceiros, a rotina de franqueado e tudo que envolve fazer parte da San Martin”, reforça.
Outra iniciativa desenvolvida pela rede é a Universidade Corporativa, criada com o intuito de capacitar seu quadro de colaboradores. Utilizada por muitas empresas como uma ferramenta de desenvolvimento da equipe, a UC é responsável por criar e replicar o conhecimento da franqueadora para os demais franqueados: “É aqui que ocorre a transferência de know how da franqueadora, transmitindo noções básicas de administração, gestão de pessoas e marketing”. Na San Martin, o conteúdo da Universidade Corporativa é todo online e pode ser feito à distância. Além disso, os franqueados têm acesso permanente à plataforma.
Como toda grande empresa, a San Martin deixa, se necessário, à disposição dos franqueados seu departamento técnico, que orienta e realiza certos procedimentos de apoio; o departamento comercial, responsável por incentivar e cobrar resultados; departamento jurídico, para apoio e orientações sobre questões legais acerca do negócio; além de apoio do marketing para desenvolver materiais impressos e digitais; e da assessoria de imprensa para divulgação da marca.
Para estreitar o relacionamento com os investidores, a marca realiza semanalmente audioconferências e reuniões online. A cada duas semanas são promovidos plantões diretamente com a franqueadora através do Skype e, além disso, uma vez por mês a rede dispara uma mensagem de áudio obrigatória a todos os franqueados. No entanto, a diretora ressalta que para que essa relação dê certo é necessário haver reciprocidade: “A responsabilidade maior é da franqueadora, claro, mas esperamos que o franqueado demonstre interesse e queira aprender cada vez mais”, salienta.
Para Vanessa, o mais importante é o apoio de padrinhos e madrinhas que acompanham diretamente os franqueados em suas unidades, atuando como consultores. “Entendemos que o sucesso numa franquia é o trabalho em formiguinha, cada um faz a sua parte”, diz Alves.