Um dos setores mais tradicionais do franchising – o de Alimentação – também é o que concentra o maior faturamento. Só em 2018, no Brasil, as redes faturaram R$45,827 bilhões. O valor representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior e uma grande fatia dos R$174 bilhões que as franquias faturaram no mesmo período como um todo conforme o último balanço Divulgado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF. Uma das características da Alimentação é que mesmo em períodos de retração e crise econômica, o setor tem fôlego e consegue crescer.
Uma das razões para o feito é a versatilidade dos empreendedores, sempre dispostos a inovar lançando novos produtos e serviços que atendam e alcancem o consumidor onde ele esteja. Prova disso é a pesquisa da Associação de Bares e Restaurantes – Abrasel – que aponta que o brasileiro gasta 25% do seu orçamento com alimentação fora do lar.
Uma das tendências em alta no setor é a aposta em um produto único como carro chefe. Uma das redes que aposta na estratégia é N1 Chicken que se lançou no franchising no ano passado e já possui uma rede de 25 unidades instaladas em 6 Estados diferentes. O carro chefe da marca especializada em delivery criada no Espírito Santo em 2017 é o frango frito. Com um tempero exclusivo e desenvolvido pela marca durante um ano, a rede desenvolveu um modelo de negócio que tem R$60 mil de investimento mensal e faturamento bruto médio mensal de R$60 mil para cada unidade.
Também especializada em delivery, a rede de pizzaria Dídio Pizza é uma franquia experiente com 25 anos de história. Com investimento inicial de R$265 mil. A rede tem entre seus diferenciais o sistema Chave Na Mão, onde a loja é entregue pronta para o novo franqueado em 45 dias. Enquanto ele faz o treinamento a franqueadora se ocupa da reforma e montagem da loja a deixando pronta para a inauguração.
No segmento de Alimentação Saudável, uma tendência forte nos últimos três anos, a Light Food Way se destaca como uma rede de franquia que viabiliza um estilo de vida saudável, possibilitando uma boa alimentação por meio de um cardápio elaborado de maneira consciente e sustentável, priorizando alimentos naturais, sabor e qualidade. Com mais de 30 unidades presentes em 6 estados brasileiros, ela foi criada em 2013. No último ano faturou cerca de R$ 1 milhão.