Uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência geográfica Geofusion, em parceria com a Mastercard no final do ano passado, revela que as despesas do brasileiro com alimentação fora do lar cresceram 4,7% em relação à 2017. Os dados mostram que se profissionalizar no setor gastronômico é uma ótima pedida para quem deseja empreender em 2019.
Para atender essa demanda, o Instituto Gourmet, maior rede de franquias de cursos profissionalizantes na área de gastronomia, está lançando seu curso de Padeiro Profissional, que visa capacitar o aluno para o mercado de trabalho inserindo conhecimentos numa área tradicional e crescente.
“O mercado de padarias está cada vez mais aquecido por causa da mudança no perfil do consumidor e da entrada de novos empresários no setor de panificação”, comenta Lucilaine Lima, fundadora do Instituto Gourmet.
Segundo o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, apenas na capital do estado, há procura por mais de 5 mil padeiros e confeiteiros profissionais, com o salários a partir de R$ 2,5 mil. Já o Sistema Nacional do Emprego – SINE – aponta que há cerca de 180 mil postos em busca de trabalhadores com conhecimentos técnicos.
Com nove módulos, o Curso de Padeiro Profissional ensinará desde fermentação natural, passando por panificação enriquecida, tradicional, internacional e especial, além de focar também no módulo “iniciando meu negócio”, no qual os alunos aprenderão sobre empreendedorismo, formação de preços e gestão de atendimento e pessoas.
“Queremos que nossos alunos saiam aptos para tocar seus próprios negócios, por isso, além de ensinarmos o imprescindível na cozinha, apresentamos o bê-á-bá para se tornar um pequeno empresário”, afirma Lucilaine.
Nos últimos cinco anos, o setor gastronômico cresceu cerca de 80% no país e movimenta R$ 420 milhões por dia. Hoje, o Instituto Gourmet conta com mais de 50 unidades comercializadas e o faturamento já ultrapassou R$ 5 milhões de reais.
Para a empresária, o sucesso da rede de franquias Instituto Gourmet se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional.”, finaliza.