Cada vez mais pessoas optam por empreender ao invés de manter o emprego formal. Os sonhos e objetivos mudaram, tanto quanto os hábitos de consumo. Nossa geração tem se mostrado de grandes empreendedores.
Empreender é a grande possibilidade de alguns de obter controle sobre seus futuros, tanto pessoalmente, quanto profissionalmente e, para novos empreendedores, as franquias são a bola da vez, principalmente por serem modelos de negócios testados e funcionais.
É importante lembrar que franquias não são garantia de sucesso, a única garantia de sucesso é trabalho, mas uma marca forte aliada a um produto ou serviço já disseminado entre o público-alvo faz toda a diferença na construção de força do negócio na localidade onde será implantado.
Abaixo, seguem 05 pontos importantes na hora de escolher a franquia certa pra você.
1 – Encontre o que gosta.
Parece clichê, mas é a realidade de muitas pessoas. Entrar em um negócio apenas por ser, aparentemente, lucrativo. Quando isso acontece, há grandes chances de um sonho se tornar pesadelo. Lembre-se que você irá passar uma boa parte do seu dia imerso no negócio. Portanto, escolha algo que você tenha o mínimo de apreço.
2- Não siga a onda.
Não, não faça isso de olhos fechados. Não entre na história de “fulano ganha dinheiro com sorvete, vou abrir uma sorveteria igual à dele”. Pesquise a praça, veja se não há saturação de mercado, entenda as sazonalidades. Vá fundo no mercado antes de decidir. Fuja de modinhas sem sustentabilidade. Lembre-se, um mix de produtos bem definido é o que vai possibilitar que seu negócio prospere ou não.
3-Pesquise.
Certifique-se da experiência e do suporte real fornecido pela franqueadora. Se o Franqueador não tiver sucesso em sua unidade piloto, dificilmente vai ter conhecimento suficiente para auxiliar o Franqueado a pilotar a unidade franqueada. Analise quem são as pessoas por trás do negócio.
4- Entre em contato com outros franqueados.
Mais uma vez, pesquise. Mas, ao perguntar a outros franqueados sobre suas experiências com a rede, é importante ter discernimento. Não acredite em uma experiência negativa isolada. Há franqueados que, simplesmente, não entendem que qualquer negócio necessita de TRABALHO. Portanto vá, mais uma vez, fundo nas pesquisas.
5- Leia.
Sim, leia todos os documentos da franquia. Não só a parte jurídica. Mas analise os números fornecidos. Compare-os com a realidade. Um bom plano de negócios financeiro navega por 03 cenários: Pessimista, Conservador e Meta de Venda. O mercado é mais parecido com uma montanha russa do que com uma rodovia bem pavimentada. Esteja preparado para isso.
Bom, quis elencar apenas alguns pontos para auxilia-lo na escolha do melhor negócio para você. Sei que, muitas vezes, você irá investir o dinheiro de sua vida no negócio e isso tem que ser tratado com muita responsabilidade. Mas, vai. Empreenda. Sem medo. Faça as pesquisas, decida e vai pra cima!