A história de empreendedorismo do casal Ana Luiza de Almeida Prado (26) e Guilherme Ozkaynak (30) começou no mês de abril de 2017, quando eles inauguraram uma franquia Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, no bairro Cambuí, em Campinas, cidade do interior do estado de São Paulo.
A Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis se destaca no setor de franquias por ser pioneira e oferecer produtos orgânicos, saudáveis e específicos para atender as necessidades do público em geral. O conceito do negócio, a linguagem visual utilizada pela marca, o mix de produtos e a proposta da empresa encantaram, de cara, Ana Luiza e Guilherme, que estavam em busca de um modelo de negócio promissor que pudessem operar juntos.
Ana formou-se em arquitetura e Guilherme é designer. Conheceram-se ainda na faculdade, começaram a namorar e no último ano da graduação, descobriram que teriam um bebê. Seguiram com os planos. Ana conduziu a gestação – período em que ganhou cerca de 20kg – e Guilherme foi batalhar a vida profissional como diretor de marketing em uma rede de lojas de roupas femininas. Porém, a crise econômica tomou conta do país e Guilherme, assim como muitos profissionais em todo o Brasil, acabou perdendo sua colocação. Foi então que surgiu a ideia de ter um negócio próprio.
Ela conta que conheceu a Terra Madre através de uma amiga de infância de sua mãe. “Foi amor à primeira vista. Amamos o conceito, combinou muito com o nosso momento de vida, porque estávamos aderindo a uma proposta mais saudável. Além disso, avaliamos o potencial de crescimento de mercado e vimos boas chances de prosperar na nova empreitada”, relembra.
A empreendedora explica que nota uma preocupação por parte da população de Campinas por qualidade de vida. A percepção é real e comprovada por estudos realizados por empresas de pesquisas como a Euromonitor Internacional, que constatou que o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis é o quinto colocado no ranking de países que mais investem no setor. Além disso, os estudos da agência indicam um crescimento anual dessa área no país de 4,4% até 2021. Isso sem contar que as vendas de itens saudáveis seguem uma taxa média de crescimento de 12,3% no Brasil nos últimos cinco anos, enquanto em outros países a média é de 8%.
Ana e Guilherme disponibilizam aos clientes um mix de produtos com mais de 6 mil itens de 90 marcas diferentes. Há desde ingredientes para preparo de refeições saudáveis – do café da manhã à ceia -, snacks especiais e suplementos, até cosméticos naturais. Além disso, é possível encontrar diariamente na loja comandada pelo casal, uma Feirinha de Produtos Orgânicos, com legumes, frutas e verduras sempre frescos e certificados. “Temos, também, produtos específicos para quem busca uma alimentação sem glúten, sem açúcar, sem lactose e para quem é vegano”, conta Ana Luiza.
Para oferecer uma experiência mais completa aos clientes, os franqueados da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis promovem, mensalmente, eventos e workshops. Há, por exemplo, aulas de culinária saudável com degustação dos alimentos preparados. “Procuramos diversificar as aulas para atingir um número de interessados cada vez maior. Já tivemos oficinas de doces juninos saudáveis, alimentação vegana, alimentação low carb, receitas de Natal e vem muito mais por aí”, ressalta Ana. Além disso, há palestras e até aulas da técnica Low Pressure Fitness, que combina métodos de respiração, postura e atividades que promovem um verdadeiro realinhamento corporal e auxiliam na recuperação muscular abdominal. “O LPF é interessante para mulheres no pós-parto, para quem tem incontinência urinária, para quem busca melhor rendimento em atividades físicas, etc”.
Na visão dos franqueados, fazer uma alimentação saudável é muito mais do que uma “despesa mensal”. Deve ser visto como um investimento em saúde, do curto ao longo prazo. “Brincamos que basta querer, ter força de vontade e planejar. A gente passa a investir em alimentação de qualidade e deixa de ter despesas com medicamentos, por exemplo. Além disso, o ganho em relação à autoestima é enorme, passamos a dormir melhor, a produzir melhor. Tudo flui. Eu sou exemplo disso”, confidencia Ana Luiza, que abriu a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis no início de um processo de perda de peso. A imersão em um mundo mais saudável, os treinamentos recebidos e a enorme variedade de produtos foram um incentivo extra para que ela deixasse cerca de 30kg para trás e promovesse uma mudança total de estilo de vida.
“Agora, só queremos seguir com a operação da loja, levar mais saúde e bem-estar à população de Campinas e, quem sabe, abrir uma segunda loja na cidade”, finalizam.
CRESCIMENTO POR FRANQUIAS
De acordo com Leila Oda, sócia-fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, o conceito de negócio nasceu, em 2014, com o propósito de expandir por todo o país. No ano seguinte, a marca entrou no franchising. “A expectativa é de que tenhamos 20 unidades franqueadas em operação até o final de 2018 e 50 lojas até 2020”, avalia Leila.
O projeto de expansão prevê o crescimento da rede em espiral, o que significa que as primeiras unidades franqueadas foram abertas no estado de Goiás, berço da marca, e entorno. Hoje, a Terra Madre já chegou aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará e contabiliza 16 lojas em operação. Os estados em que a rede já chegou permanecem como alvos de interesse da marca, assim como Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, onde a Terra Madre também quer estabelecer franquias em breve.
O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre varia de R$ 250 mil a R$ 320 mil, oscilação que acontece de acordo com as peculiaridades de cada localidade e ponto. O faturamento médio mensal está estimado acima de R$ 120 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.
A franqueadora Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis conta hoje com 6 departamentos, que oferecem apoio à rede e atuam em áreas como: Financeiro, RH, Compras, Sistemas e TI, Marketing e Consultoria Comercial. Todas contam com gestores altamente qualificados, para que o suporte ao franqueado, em todos os aspectos da gestão das unidades, seja completo.
“O fato é que saúde não é modismo. É, na verdade, um movimento sem volta. A quantidade de informações disponibilizadas em todos os meios, principalmente internet, tem deixado as pessoas mais conscientes sobre o que comer e, o mais importante, o porquê disso tudo. As pessoas descobriram que gastar um pouco a mais com alimentos que trarão benefícios para a saúde é uma inteligente forma de economizar no futuro com medicamentos. O mercado de saudáveis tende a crescer mais e de forma cada vez mais acelerada e o mercado de orgânicos sem dúvida vai acompanhar esse movimento”, finaliza Leila Oda, diretora e fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis.