Pontos comerciais alternativos atraem empreendedores no segmento de franchising

Escolher o local adequado para abrir uma franquia pode representar a maior dúvida de um empreendedor. Exatamente por isso, a franqueadora auxilia a partir de estudos de geolocalização e avaliação profunda do ponto comercial, para entender o potencial de consumo da região, verificando se a área é propícia ou não para o negócio.

É notável o crescimento na procura por locais alternativos, como supermercados, postos de gasolina e condomínios, que inovam a posição de mercado da franquia e ampliam o seu alcance, fugindo do habitual, o que possibilita o crescimento no alcance do público-alvo. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) referentes ao primeiro trimestre do ano, 7% das franquias em operação estão em locais como supermercados, clubes, universidades e condomínios residenciais e comerciais.

Dentre as vantagens em abrir uma franquia em lugares alternativos estão o custo-benefício e a diversificação de oportunidades, uma vez que, por exemplo, uma franquia de lavanderia em um mall ou galeria possibilita um horário de atendimento mais flexível e maior presença de público nos arredores. O mesmo pode-se direcionar aos postos de gasolina e supermercados.

“Percebemos que os empreendedores estão optando por investir em locais diversificados. Alguns já vêm com a ideia de local e nós realizamos os estudos necessários para a validação. De fato, acreditamos que esses canais podem possibilitar um melhor retorno ao investimento. Dentre as lojas do Grupo Acerte, cerca de 35% estão alocadas em postos de gasolina, supermercados, galerias e malls”, comenta Claudia Coifman, gerente nacional de expansão e gestão de lojas do Grupo Acerte, detentor das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express, Linha e Bainha, Inova Lavanderia Industrial e Laundry 4 You.

“É importante destacar que sempre realizamos um estudo de macroambiente para validação do local indicado pelo franqueado ou direcionamos para o local que consideramos mais adequado, considerando toda a infraestrutura da região, perfil do público, acesso, visibilidade, custo comercial e análise da concorrência. Esse posicionamento é o início da cobertura que a franqueadora proporciona ao investidor, com apoio pré e pós-inauguração”, ressalta Coifman.

O Grupo possui mais de 220 lojas em atuação por todo o país. E projeta expansão em 28% de volume de unidades para o ano. Visando essa projeção, há, por exemplo, os modelos de negócios da rede Quality Lavanderia adaptados a esses pontos estratégicos. “Ter mais de uma opção de negócio possibilita atingir áreas sem perder o conceito da marca. Avaliamos o espaço para propor o modelo mais adequado ao local e perfil do empreendedor”, conclui Coifman.