Apesar do período de crise econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos, o franchising se manteve em constante crescimento. Desde 2013, o setor apresenta evolução em relação a faturamento, números de unidades e empregos gerados. Isso possibilitou que novos negócios surgissem e, entre eles, é possível encontrar algumas opções inusitadas.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou crescimento de 8% em 2017, fechando o ano com a receita de mais de R$160 bilhões. As redes de Saúde, Beleza e Bem-Estar foram as que mais se destacaram, com crescimento de 12,1% em faturamento. Já o segmento de Hotelaria e Turismo aumentou 9,7%, enquanto o de Serviços e Outros Negócios cresceu 9,2%.
Atualmente, entre as 2.845 marcas em operação no Brasil no mercado de franquias, 28,3% são da área de alimentação e 21,7% de Saúde, Beleza e Bem-Estar. No entanto, há espaço no mercado para redes que fogem do tradicional, com negócios inovadores.
Veja abaixo algumas empresas inovadoras que se tornaram franquias:
É uma plataforma de relacionamento empresarial de compra e venda de produtos e serviços por permuta multilateral. A empresa começou em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no ano de 2012 e entrou para o mercado de franchising em 2015. Com doze unidades em atividade, já movimentou mais de R$70 milhões em negociações e conta com cerca de 550 associados. Para se tornar um franqueado, é preciso investir a partir de R$100 mil, mas o valor varia de acordo com o tamanho da cidade. O tempo de retorno é de 16 a 22 meses.
Criada em 2017, a Mister Multas é uma empresa especializada em soluções para quem está com problemas com a carteira de habilitação e multas de trânsito. De Tatuí, interior de São Paulo, a empresa conta com seis unidades atualmente. O investimento inicial para abertura é a partir de R$79 mil, com tempo médio de retorno previsto para nove meses.
Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 110 franqueados em diversas regiões do Brasil. A rede comercializa alimentos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes. Até o momento, conta apenas com um modelo de negócio, o de vendas porta a porta. A vantagem de se tornar um franqueado é o baixo valor de investimento inicial, que é de R$34.900 e já inclui uma tonelada de produto para iniciar o negócio. O prazo de retorno desse valor é de três a seis meses.
PremiaPão
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que vende espaços publicitários em sacos de pão. Com 269 unidades espalhadas por todo o país, a rede se notabiliza por sortear prêmios para quem adquire os sacos de pão. Na prática, o franqueado deve buscar novas empresas para vender os espaços publicitários. Exclusivamente em modelo home based e um investimento inicial a partir de R$ 8 mil e tempo médio de retorno de um a quatro meses, a PremiaPão ganhou forte destaque devido a sua versatilidade e sua lucratividade.
Sem ponto físico, a Quinta Valentina comercializa sapatos por venda direta. O cliente recebe o franqueado em casa, com os produtos previamente selecionados, seguindo seu estilo e necessidade. Este formato de negócio permite um investimento baixo, de R$27 mil, com prazo de retorno de três a doze meses. Atualmente com 306 franqueados pelo Brasil, a rede faturou R$13 milhões em 2017.
3S Tecnologia
A 3S Tecnologia é uma rede de franquias especializada em gestão e monitoramento de frotas automotivas. Criada em 2005, a empresa já recuperou mais de 1.800 veículos. Um dos diferenciais está no Imobilizador, dispositivo que já recuperou 100% dos automóveis nos quais estava instalado. Para ser um franqueado da rede, é necessário fazer um investimento inicial de R$150 mil e o prazo de retorno é de até 24 meses.
Precatório
Criada no primeiro trimestre de 2016, a Franquia de Precatórios tem como lógica de mercado a negociação e compra de precatórios a valores competitivos e passíveis de investimentos futuros. Única em seu segmento, a Franquia de Precatórios trabalha a compra de precatórios federais. A comercialização de precatórios está em crescimento constante, anualmente são expedidos 80 mil novos precatórios. Atualmente a rede conta com 130 franqueados e movimentou R$12 milhões em 2017. A taxa de franquia é de R$20 mil, podendo ser paga em 4 parcelas semestrais. O tempo para retorno do investimento fica entre 3 a 6 meses.
Fundada em 2011, a Lilibee é especializada em quartos e enxovais personalizados para bebê e criança, itens de maternidade e primeira infância. A Lilibee já projetou cerca de dois mil quartos e tem no mostruário mais de três mil itens, incluindo peças que valorizam e humanizam a gestante, como calças jeans e de moletom, legging em couro ‘fake’ e blusas para amamentar. Além de projetos personalizados, a franquia também tem produtos de decoração e enxoval à pronta entrega. A rede, que projeta faturar R$ 12 milhões neste ano, é comandada pelos empresários Fabio Branco e Dani Mataresi. Os dois fundaram a empresa depois de vivenciar a gravidez da primeira filha. Até o momento, conta com quatro lojas em São Paulo, um e-commerce e entrou para o universo do franchising este ano, com a meta de abrir 50 novas unidades.
Lançada em março de 2018, a Ceofood é uma franquia de aplicativo de delivery gastronômico focada em periferias e cidades do interior. Na prática, o franqueado deve prospectar restaurantes para pagarem mensalidades em troca de serem inclusos no aplicativo. O lucro vem dos valores mensalmente pagos pelos restaurantes.Com modelos exclusivamente em home based, a franquia é ideal para aqueles que buscam uma maior versatilidade de horários e qualidade de vida. O investimento para abertura de uma unidade parte de R$4.999,00 mil (por tempo limitado) e o retorno varia entre seis e dez meses.