A Petland trouxe ao mercado brasileiro o conceito único no mercado pet. Os pilares de sucesso da marca são sustentados pela “Experiência de compra”, com espaços de socialização que permitem aos clientes interagir com os animais; a “Transmissão de informação”; “Política de preço baixo”; e “Responsabilidade social”, por meio de campanhas de adoção de cães e gatos.
Inspirada na filosofia de entretenimento americana, a Petland foi fundada em 1967, com a ideia de potencializar a interatividade entre humano e animal. Em meados da década de 1970 a empresa iniciou seu processo de expansão via franquias e internacionalizou-se a partir do Canadá. Hoje, a rede está em 19 países: Estados: Estados Unidos, Canadá, Japão, China, África do Sul, México, Brasil, Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Árabia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Turquia, Qatar, Líbano, Kuwait e Bahrein.
Universidade Petland – É um Centro de Treinamento para formação de colaboradores e franqueados, com aulas teóricas e práticas, onde se aprende sobre o planejamento estratégico da operação, especialmente para orientar os clientes em relação às quatro necessidades básicas que melhor se ajustam ao animal de estimação. Na prática, é combinar o animal certo com a família certa, avaliando os quesitos ambiente, comportamento, manutenção e nutrição. Através do PAP (Programa de Apoio Petland) o franqueado tem todo o suporte em ações de marketing, gestão, estratégias de venda, com forte poder de compra junto aos fornecedores, entre diversas outras ferramentas.
Campanhas de adoção – Por meio do programa Adopt a Pet, criado nos Estados, a Petland já encontrou um lar para mais de 400 mil animais de rua. No Brasil e nos demais países onde a rede está presente, as campanhas de adoção são realizadas todos os finais de semana nas unidades da rede, sempre com o apoio de ONG’s que têm como principal propósito oferecer aos animais resgatados a oportunidade de ter um novo lar.