Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF), o segmento no Brasil está amadurecendo. Prova disso é o aumento de multifranqueados – franqueados que possuem mais de uma unidade da mesma marca. Segundo recente pesquisa da associação, atualmente, 54% dos franqueados já possuem esse perfil empreendedor (número 11% maior do que no ano passado) e esse aumento se deu por dois fatores principais: uma geração de franqueados mais preparada, com maior experiência em gestão; e franqueadoras que identificaram vantagens em expandir a rede com parceiros já existentes.
E, se uma unidade está gerando bons frutos, porque não considerar a abertura de uma segunda, ou quem sabe terceira e quarta? Foi o que o que franqueados das redes Anjos Colchões, Casa de Bolos, Doctor Feet, Makevator, Mr. Kids e Pello Menos fizeram.
“Nós já sentimos um crescimento na procura de franqueados por mais uma unidade. Atualmente, oito franqueados abriram outras lojas, e já temos uma fila se programando para abrir mais unidades”, explica Claudinei dos Anjos, diretor-presidente da Anjos Colchões. A rede tem 56 lojas e oito multifranqueados no total.
Replicar um modelo com rentabilidade e possibilidade de crescimento explica, em parte, porque os franqueados optam por investir na mesma marca. “A grande motivação, sem dúvida, foi a boa rentabilidade que a primeira loja me ofereceu”, conta Márcio Pereira, franqueado da Casa de Bolos. Segundo ele, a decisão de abrir mais lojas já estava tomada logo na abertura da primeira unidade, em 2013, e o retorno financeiro que conseguiu só o impulsionou ainda mais.
A rentabilidade, realmente, faz toda a diferença, independentemente do segmento. “A minha decisão de abrir mais uma unidade da Doctor Feet esteve muito ligada a alta perfomace da primeira loja e também por acreditar muito no potencial do setor de serviços, mais especificamente, de podologia”, diz a franqueada Carmen Rodrigues. “A rede é referência nesse mercado e possui mais de 20 anos”, finaliza.
Marco de Oliveira, franqueado da rede de vending machines Mr. Kids, possui oito unidades espalhadas pela grande São Paulo. “Descobri na Mr. Kids a oportunidade de investir em um negócio com bom rendimento e que não demanda muito esforço – a manutenção e abastecimento das máquinas pode ser feita em horário livre. Por isso, sempre que encontrei um bom ponto, com grande movimento e pessoas diferentes (shopping, hipermercado, atacado, restaurante e supermercado), acabei investindo e aumentando minha lucratividade”, pontua o empresário.
Abrir um negócio podendo já contar com o reconhecimento da marca no mercado é outro fator que chama a atenção de quem opta por franquias e, posteriormente, leva à decisão de abrir outras unidades. “Enxergamos como uma oportunidade de negócio, pois o mercado de franquias já vem formatado, não é como começar um negócio do zero. Todo o suporte oferecido foi o que nos chamou mais atenção para o investimento”, ressalta Viviani Lima, franqueada da Makevator.
Investir em mais de uma franquia de um segmento que não para crescer, o da beleza, é sinônimo de sucesso garantido. A CEO da Pello Menos, Regina Jordão, explica que a rede possui 46 lojas e 10 multifranqueados no total.
É importante lembrar que somente quem está satisfeito com o desempenho da loja e com o suporte da rede vai investir em uma nova unidade. Quando essa sinergia acontece, todo mundo sai ganhando: franqueador e franqueado.