A ABF Franchising Week, o maior evento de franquias da América Latina, chega a sua terceira edição promovendo debates sobre o impacto da transformação digital no setor e a importância do propósito e da colaboração nas redes. Iniciativa da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o megaevento será realizado de 25 a 30 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contará com a participação das principais lideranças do franchising nacional. Reunindo oito eventos em um só, a Franchising Week promove uma verdadeira imersão no que há de mais atual e relevante no universo do franchising. Neste ano, além dos eventos tradicionais, a semana oficial do franchising traz uma novidade: a inclusão na programação do Congresso Intern acional de Franchising.
De acordo com Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, “unir os principais stakeholders do setor para trocar experiências, debater tendências e gerar negócios sempre foi o objetivo da ABF Franchising Week. Nesta edição, queremos ir ainda mais fundo e falar da revolução digital que já está impactando nosso setor e apontar alguns caminhos. Tudo de forma muito prática e direta, e baseado em dados e casos bem sucedidos. Tenho certeza que quem participa da ABF Franchising Week sai com o seu olhar renovado e muitas ideias para desenvolver seu negócio ao longo do ano”.
O Seminário Setorial de Food Service e Pós-NRA Show abre a Franchising Week na segunda-feira, dia 25/6, com, dentre outros, a divulgação da Pesquisa Setorial ABF Food Service 2018. No evento serão expostas, ainda, tendências do segmento de Alimentação apresentadas pela Cielo, um debate sobre estratégias de menu, pricing, tecnologia e segmentação do consumidor, além dos insights observados pelos curadores da ABF na convenção da National Restaurant Association, o maior evento de Alimentação do mundo realizado em Chicago (EUA).
No Congresso de Expansão de Redes (26/6), especialistas do setor compartilharão suas experiências e estratégias para capilarizar as redes de franquias de forma competitiva e sustentável. Entre os palestrantes, Lyana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, falará sobre “Como a formatação atual do meu negócio está influenciando a expansão da rede?” e o diretor jurídico da ABF, Fernando Tardioli, enfocará os “Norteadores para o Franchising Forte, Ético e Perene”. Haverá também um debate sobre “Etapas indispensáveis para o sucesso na expansão de redes” com a participação da Geofusion, KTARQ e Loccitane Provence e, encerrando a programação, uma palestra especial do velejador, escritor e palestrante Amyr Klink, com o tema “Construindo um projeto vencedor: planejar, executar e ajustar as velas”.
O Fórum de Metodologia e Ferramentas de Gestão de Redes de Franquia (28/6) visa trazer técnicas e instrumentos práticos para a administração cotidiana das redes. Dentre as novidades deste ano, destaque para a metodologia de Employee Experience e as novas soluções para otimização de processos das HRTech (start-ups voltadas a área de recursos humanos).
Em sua segunda edição, o Fórum Setorial de Redes de Educação (28/6) abordará os principais desafios deste segmento, um dos mais tradicionais e representativos do franchising brasileiro. Marcas como The Kids Club, Cultura Inglesa, Kumon, Instituto Embelleze, Grupo Prepara, CNA e Happy Code vão debater sobre caminhos e experiências para desenvolver cada vez mais o segmento, mantendo-o competitivo e atualizado.
Pela primeira vez, o tradicional Congresso Internacional de Franchising (28/6) fará parte ABF Franchising Week. Em sua quinta edição, a programação do Congresso trará representantes de associações ibero-americanas de franquias para apresentar as oportunidades e os desafios do franchising em seus respectivos países. Será iniciada a nova edição da pesquisa ABF-ESPM de internacionalização de franquias, cujos resultados serão anunciados em outubro. Por fim, além da apresentação do caso de sucesso de uma franquia norte-americana, haverá um debate com o tema “Israel: uma nação de start-ups”, que enfocará a experiência deste País na promoção do ecossistema de inovação.
Ainda no dia 28/6, o Fórum de Multifranqueados abordará dois temas centrais para o franchising: a utilização do e-commerce para gerar fluxo para as lojas e o relacionamento com shopping centers para reduzir custos e gerar vendas. Participarão das discussões multifranqueados de marcas como Arezzo, The Body Shop, O Boticário, Quem disse Berenice?, Swarovski, Sunglass Hut, Shutz e Giraffas. A ABF trará ainda os insights de sua primeira delegação oficial ao Multi-Unit Franchising Conference 2018.
Já no dia 29/6 (sexta-feira), o tradicional Simpósio Jurídico e de Gestão Empresarial ABF trará a interseção entre gestão de negócios e aspectos jurídicos. Dentre os temas que serão abordados, destaque para a atualização jurídica e legislativa, o panorama eleitoral no Brasil, os desafios políticos do modelo de franquia social e a aplicação da Reforma Trabalhista pelo Judiciário. Na parte da tarde, 4 painéis paralelos discutirão “Gestão de Redes: A evolução do Modelo e as relações trabalhistas”, “Cláusula Arbitral e o Acesso à Justiça”, “Principais tendências nas decisões judiciais em franquias” e “Desafios do direito do consumidor nas operações de franquia”.
A semana tem seu ponto alto com a 27ª ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do Brasil, que inicia na quarta-feira (27/6) e vai até o dia 30. Dentre as novidades da feira, está a criação do Boulevard de Microfranquias, espaço dedicado a redes cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil, e dos Lounges da Copa, com transmissões dos principais jogos do torneio. Outras atrações de destaque na feira e que permanecem são a Arena do Conhecimento, espaço com apresentações sobre diversos temas associados ao franchising; a área Montando Minha Franquia, que reunirá fornecedores do setor dos mais diversos tipos como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros