Para uma franquia ser sucesso é necessário ter um bom planejamento, boa ideia, uma gestão profissional e apostar em elementos que ressaltam essa qualidade para que o produto final consiga reconhecimento e credibilidade no mercado. A PremiaPão Franchising, rede de publicidade em saco de pão, tem investido nesses fatores para manter o nível que conquistou em tão curto tempo no mercado e continuar crescendo cada vez mais no franchising.
Praticamente instalada em todos os Estados, a rede se destaca das concorrentes por ser uma franquia barata e lucrativa, já que atua exclusivamente em home office e sem nenhum capital de giro, capaz de alinhar itens que devem ser passados da teoria à prática.
Suporte que faz a diferença
Correndo sempre em busca de aprendizado e que reflita diretamente nos negócios do franqueado, a PremiaPão preza por um suporte ágil com os 300 franqueados da rede. Para isso, disponibiliza acompanhamento através de ferramentas como WhatsApp, ligações telefônicas e Skype. Recentemente a rede ampliou o número de profissionais ligados à área de suporte, capazes de atender toda a demanda diária, possibilitando ainda mais agilidade nos atendimentos. Em uma franquia, o suporte é fundamental para auxiliar e encaminhar os franqueados para a resolução de problemas e demandas ao longo do dia.
“É sempre importante aprender! Como o conhecimento está em constante evolução, ir em busca desse fator é fundamental. Não é possível parar diante da grande circulação de conteúdo que temos mundialmente, com a quantidade de ferramentas que podem ser inseridas na franquia para ajudar a melhorar o serviço e o produto que é passado para os franqueados e consumidores de pão. Portanto, quanto mais preparado o empreendedor e a franqueadora estejam, mais fácil fica todo o processo”, avalia o diretor de expansão da PremiaPão, Diego Castro.
Recorde de produção
A rede PremiaPão continua apostando no suporte, treinamento de qualidade e acompanhando de perto o andamento dos franqueados dentro da franquia. Segundo o empresário, essa ação garante que cada franqueado receberá a atenção que precisa, assim como, a instrução e o apoio ao longo da jornada empreendedora na empresa.
Prova disso, é que após a convenção realizada no mês de junho, em São Paulo, os franqueados se sentiram ainda mais encorajados com resultados bem expressivos.
Antes da convenção a média de tiragens na franqueadora era de 15 por mês, após o evento conseguiu ultrapassar para 20 tiragens. “Esse foi o nosso maior número de tiragens registradas neste ano. O que para nós representa um empenho maior dos franqueados em realizar a produção dos saquinhos e concluir as tiragens mais rápido. Observamos ainda que o mesmo franqueado conseguiu produzir mais de uma tiragem em um prazo curto, que é referente ao mês de junho e julho. Além disso, notamos que alguns franqueados que estavam mais “parados” no quesito produção dos saquinhos conseguiram voltar a produzir”, explica.
Para conseguir esse resultado em tão pouco tempo, o empresário acredita que o workshop, com a participação Caroline Fioravante, Coaching e Mentoria para Líderes e Empreendedores, que abordou sobre a importância do plano de metas com alguns franqueados foi de fundamental importância, já que trouxe informações de relevância para serem aplicados no dia a dia dos franqueados. Além disso, a franquia ofereceu palestras com conteúdos específicos sobre vendas e relação entre pessoas. Através disso, os franqueados puderam acompanhar novas técnicas e adquirir outras instruções. “Como já havia sido feito essa iniciação de incentivo e de energia, tentamos manter o nível de entusiasmo dos franqueados alto, para que esse empenho não se perdesse ao longo dos dias. Para isso, apostamos em conversas, produção mais acelerada, contratação de novos funcionários e suporte reforçado”, revela Castro.
Fome de aprendizado
Eduardo Rulti, 37 anos, é um dos empreendedores que apostaram na microfranquia. Formado em Engenharia Civil, ele atua como gerente de projetos certificado pelo PMI em Bauru, interior de São Paulo. O empreendedor conta que depois de analisar algumas opções verificou que a PremiaPão tinha um risco relativamente baixo para investir e que poderia ser gerenciada em paralelo com outra atividade que desenvolve. “A qualidade do suporte da franquia também é um diferencial, além da proposta de valor da empresa ser muito interessante. É uma questão de encaixar bem a apresentação ao cliente para que ele perceba que realmente precisa do que temos a oferecer”, avalia.
O microempreendedor chegou à rede um mês antes da primeira convenção da marca, e acredita que essa integração com outros franqueados é o maior aprendizado que se pode levar. “Sempre busco o “benchmarking” em qualquer coisa que eu faço. Conhecer as pessoas de sucesso e como o fizeram para atingir os resultados é com certeza um aprendizado que não podemos deixar de lado”, explica.
Mas Eduardo não parou por aí não, resolveu colocar em prática toda experiência adquirida com grande profissionais na convenção. “Sempre gostei muito de me preparar. Após participar da convenção planejei como adquirir rapidamente conhecimento para obter melhores resultados em vendas. Na convenção ouvi pela primeira vez: “Venda é ciência!” E se é ciência eu poderia aprender! Escolhi os livros, pois gosto muito de ler. Desde então li 3 livros relacionados à venda, 2 relacionados à persuasão e atualmente leio uma coleção de pequenos livros que detalham as etapas da venda. Também utilizo vídeos postados sobre a área. Não tinha faturamento antes da convenção, pois acabara de entrar na família PremiaPão. Depois da convenção possibilitou uma melhor capacitação, além de planejamento e fiz a primeira tiragem em 45 dias. Recentemente, fechamos a segunda tiragem em apoio ao combate do câncer de mama (Outubro Rosa)”, diz orgulhoso de si mesmo.
Com foco e garra, Eduardo conta que o segredo é ter controle e planejamento das ações. O empreendedor controla absolutamente tudo em seu trabalho, como números de prospects; visitas; segmentações; razões da ‘não venda’; última compra, entre outros detalhes que considera importante. Após cada visita faz uma alta avaliação, já que possui objetivos definidos, e o que mudaria na próxima situação semelhante. Assim é possível manter a melhoria contínua. Prova disso é os frutos que vem colhendo pouco a pouco com seu desempenho dentro da rede.
“Há um bom tempo trabalho com equipes e sempre procurei desenvolver o compartilhamento de informações. Penso que devemos compartilhar tudo para ensinar, mas também solidificar o que sabemos. Além disso, com a equipe mais nivelada e com nível mais alto terá condições de melhorar a própria franquia. E quanto mais forte a franquia, melhor será para os franqueados. É um círculo virtuoso”, conclui o jovem empreendedor.
Ajuda aos companheiros de negócio
Rivaldo G. Brandão Junior, de 51 anos, há pouco mais de seis meses arriscou em um novo empreendimento. Economista e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios, ele somou os números e enxergou o quão lucrativa é a rede PremiaPão, pois segundo ele, trata-se de uma franquia que oferece uma opção segura inovadora e estruturada para investir.
Rivaldo atua na capital do Maranhão, em São Luís, e conta que a convenção na capital paulista possibilitou, além da troca de experiências, aceleração do aprendizado, identificando boas práticas e erros cometidos nas abordagens no dia a dia. As palestras também tiveram grande influência na motivação e direcionamento do foco das atividades do franqueado.
“De maio a junho consegui vender apenas 20% dos espaços nos saquinhos de pão. Após a convenção, em um mês, finalizei os outros 80% e assim consegui minha primeira tiragem. Acredito que o que fez alavancar minhas vendas foi o direcionamento aos ‘contatos quentes’, tratar negociações em andamento com nova abordagem e mudança na forma de agendamento de visita para gerar prospects mais suscetíveis ao fechamento”, avalia Rivaldo.
Mais motivado para as vendas, Rivaldo encaminha frequentemente vídeos incentivando outros franqueados, que assim como ele, encontravam alguns obstáculos pelo caminho. “Este é um comportamento adquirido com os vários anos como gestor, disseminar conhecimento e criar líderes. Quando estou transmitindo meus conhecimentos ou experiências para outras pessoas, além do prazer, consigo me motivar e internalizar a mensagem, o que facilita meu desempenho no mercado nas próximas visitas”, revela.
Diego Castro acredita que são personagens como o case do Eduardo e do Rivaldo que motivam ainda mais a rede de franquias a obter o sucesso que é hoje em todo o Brasil. Disseminar o conhecimento, seja por uma tela de vídeo ou presencial, como foi o caso da convenção, possibilita que cada vez mais esses empreendedores encontrem a sua própria fórmula do sucesso. E é por isso que a PremiaPão investe frequentemente em vídeos-aulas com temas que agreguem ainda mais as vendas para os franqueados da rede, e também para aqueles que estão em busca de um novo negócio.