Diferente de tudo o que se já viu em varejo de calçados, a Outer Shoes está longe de uma concorrência de seu segmento devido a seus fortes diferenciais. Com um mix de produtos que possuem um conceito que mistura um novo design, sofisticação, simplicidade e conforto, a rede participa da Feira de Franquias da ABF – Associação Brasileira de Franchising, apostando na visibilidade para crescer.
Com lojas compactas (a partir de 30m²) que possuem elementos simples e da natureza que remetem ao conceito de um “jardim urbano”, a Outer Shoes é uma franquia que tem atraído muitos candidatos que desejam ter o próprio negócio, mas querem fugir do lugar comum, faturando com um público de classes A e B exigente e que não abre mão do bom gosto pessoal e do conforto, sem ter que seguir o “fast fashion”.
Com 29 lojas, a Outer Shoes tem em seu plano de expansão prioritário o Estado de São Paulo (Capital e Interior) e está de olho também em diversas cidades do Nordeste, onde tem ampliado sua presença desde o ano passado. As lojas possuem faturamento médio de R$ 150 mil ao mês, com atendimento médio de 15 mil clientes e lucratividade que chega a 14% para o franqueado. Segundo Filipe Lamim, gerente de expansão da marca, a franquia deve crescer muito ainda, pois há um mercado totalmente inexplorado para lojas com produtos tão diferenciados.
O estande montado na Feira ABF Expo tem a mesma assinatura arquitetônica das lojas que são assinadas pela Kube Arquitetura. Tudo é feito para que os visitantes tenham a experiência real do que é uma loja Outer e possam ver o modelo de negócio de perto. Em 2016, a marca recebeu o prêmio Design de Estande durante o evento.
A rede acredita que chegou à maturidade ideal para expor seu negócio em meio a tantas oportunidades já existentes no mercado. “Acreditamos que este é o momento de darmos saltos maiores, pois a franqueadora já possui toda a estrutura necessária para oferecer aos franqueados o mesmo suporte que grandes redes oferecem, como Supervisão de Campo profissional e com processos próprios para medir o desempenho de nossas unidades e ferramentas eficientes para corrigir e incrementar o faturamento a cada dia”, explica Filipe.
O investimento para abrir uma franquia da Outer. é de R$ 330 mil. A rede, que faturou R$ 37 milhões no ano passado, já está presente nas cidades Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, João Pessoa e as lojas de Teresina, Belém e Manaus já estão obras e devem ser inauguradas em breve. Para este ano, a previsão da empresa é abrir mais 11 unidades e incrementar o faturamento em 50% até o final do ano.