Para quem procura uma franquia para investir fora do país, a Travelmate é uma opção em um segmento que cresceu 600% nos últimos dez anos, segundo pesquisa de 2016 da Brazilian Education & Language Travel Association. A franquia de intercâmbio e turismo já fatura R$ 30 milhões e acaba de encontrar parceiros em Winnipeg, na Província de Manitoba (Canadá), para somar às 40 unidades da rede em operação no Brasil.
A trajetória da Travelmate começa com Alexandre Argenta – professor de inglês em Curitiba que, depois de se formar em Comércio Exterior e estagiar em uma agência de intercâmbio, fundou a empresa – e já está no franchising há quase uma década. Agora, a meta é expandir para outros estados brasileiros e países como Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e também a América do Sul.
Segundo Mauricio Buerger, diretor de expansão da rede, o objetivo é oferecer uma oportunidade acessível para quem deseja iniciar um negócio fora do Brasil. “Procuramos pessoas que gostem de viajar e adquirir conhecimento e queiram transformar isso em negócio. É uma ótima oportunidade para empreender no exterior, especialmente em um momento de instabilidade no país – fora que a franquia já traz tudo formatado e um modelo de sucesso comprovado”, comenta.
Com início das operações em junho, a unidade canadense é home-based, foi aberta com R$ 10 mil de investimento – os valores são os mesmos dentro e fora do país – e tem expectativa de faturar a partir de R$ 30 mil mensais. Sobre abrir uma franquia internacional, os franqueados Aline Sapienza e Igor Santanna declaram: “O suporte dado pela franqueadora é enorme e nos faz sentir como se estivéssemos atuando em qualquer cidade no Brasil. Fomos intercambistas, o que torna mais fácil entender as necessidades dos brasileiros em terras canadenses”.
O que a franquia oferece
Os carros-chefe da Travelmate são os programas de estudo, trabalho, high school (Ensino Médio) e higher education (graduação e pós-graduação) no exterior para mais de 30 destinos, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. A agência também oferece pacotes de viagem e serviços como suporte à estadia e locação de veículos. “Poucas empresas do mercado oferecem um portfólio tão completo quanto o nosso”, afirma o diretor de expansão da marca. Desde sua fundação em 2002 já foram feitos, aproximadamente, 20 mil intercâmbios.
Além do modelo home-based, há também o Premium – o mais comercializado, que exige loja física – e o Master, no qual o franqueado fica responsável por um estado inteiro. O tempo de retorno é de 6 a 24 meses. Não é necessária experiência no segmento. No Brasil, a Travelmate quer chegar a mais cidades do interior paulista, Rio Grande do Sul, Centro-Oeste e Nordeste.