Consideradas ferramentas indispensáveis, os aplicativos são essenciais para empresas que desejam estreitar ainda mais o relacionamento com seu público-alvo, além, é claro de agregar valor à marca. Através deles, as empresas podem também analisar melhor o perfil dos usuários, criar novas soluções, superando assim as expectativas e necessidades de seus clientes. Mesmo uma solução de gestão destinada aos próprios funcionários pode gerar uma sensação de proximidade deles com a marca, além de facilitar e agilizar o trabalho.
Sendo próprias ou não, as tecnologias móveis são cada vez mais utilizadas pelas empresas, pois são uma maneira de potencializar o negócio, já que garantem um melhor controle sobre o andamento dos negócios e análise de informações.
Confira abaixo aplicativos utilizados por algumas redes de franquias, seja para conquistar e manter clientes ou melhorar o desempenho nos negócios.
CRM para gerenciamento de vendas
Através do Pipedrive, a SuperGeeks – primeira e maior escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes do Brasil, consegue ter acesso em tempo real a todas as vendas realizadas nas unidades, em que estágio estão, quais possuem potencial de fechar matrículas, quantas foram fechadas, entre outros. A solução permite, inclusive, monitorar as matrículas a qualquer hora e em qualquer lugar.
Aplicativos em prol dos clientes
O aplicativo da MTCred, lançado em 2015 para se aproximar mais dos clientes que não conseguiam visitar as unidades durante a semana, recebe em média 100 visitas por dia, tornando-se uma ferramenta aliada da franqueadora na obtenção e manutenção dos clientes.
Quando o usuário solicita uma cotação, esse pedido vai para a equipe de vendas da matriz, que direciona para as unidades franqueadas pelo Brasil (onde não tem loja a própria sede atende), além de auxiliar o cliente a encontrar uma unidade, já que o app fornece o endereço com o mapa da cidade.
Já a Spaziale Italiana, rede de fast food, não possui um aplicativo próprio, mas utiliza um app parceiro que traz benefícios para os clientes, o Bonuz, onde os clientes cadastram o QR Code da nota fiscal e ganham pontos validos apenas para a rede, com os pontos eles podem trocar por novos ingredientes no prato ou por refeições gratuitas.
As notas fiscais podem ser cadastradas com até 48 horas no sistema e é necessário uma diferença de 4 horas para as notas no dia. Os pontos ganhos não possuem prazo de validade e podem ser trocados na hora, não é preciso solicitar a troca antes.
Desde junho de 2016, a Mary Help disponibiliza aos seus clientes e interessados em serviços de diaristas, a praticidade de um aplicativo próprio onde estes podem se cadastrar e solicitar diárias online.
Com o aplicativo baixado, o usuário deve informar o CEP do endereço onde pretende contratar os serviços. O sistema irá mostrar às 3 unidades mais próxima de seu endereço. Após escolha da unidade onde quer ser atendido o usuário irá preencher seu cadastro e detalhes do local.
O app é integrado ao software de controle das operações das unidades franqueadas Mary Help. O usuário escolhe a data em que quer ser atendido e informa detalhes de como precisa que o serviço seja executado. Logo após o preenchimento de suas informações e necessidades o usuário irá receber uma confirmação via e-mail e o pessoal da unidade escolhida entrará em contato para confirmar o agendamento, tudo muito simples e prático. Na ferramenta ficará registrado, ainda, o histórico de solicitações daquele cliente.
Ajuda para crescimento organizado
A Tutores, rede de educação multidisciplinar, é outra rede que utiliza alguns aplicativos que ajudam no controle dos processos e provocam o empreendedor ao crescimento organizado. A marca utiliza Trello, Paper 53, Preciso Fazer, Mindmeister, Meetoo e Google analytics.
Apps mais comuns para gestão e operação
Mais conhecidos e comuns entre as pessoas, aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais, de prestadoras de serviços de transporte, de bancos, de localização e trânsito, de viagens, entre outros, também são utilizados e recomendados por empresas que relatam economia de tempo e dinheiro nas ações cotidianas, como é o caso da Só Varais, pioneira no segmento de varais internos e externos no Brasil, que faz uso de diversas tecnologia seja para realizar atendimento ao cliente e colaboradores, locomoção de pessoas para reuniões, controle financeiro, planejamento de viagens à trabalho ou mesmo para interação com usuários e divulgação da marca.