Donas de casa, mães, esposas, amigas, profissionais competentes são alguns dos importantes papeis desempenhados pelas mulheres todos os dias. Aliás, esta é a realidade de grande parte das brasileiras que conseguem conciliar as tarefas do dia a dia com o papel de empresárias, empreendedoras e profissionais dedicadas ao desenvolvimento de sua carreira. De acordo com um levantamento do Sebrae, nos últimos 14 anos o número de empresárias no Brasil subiu 34%.
Um estudo realizado pela Rede Mulher Empreendedora mostra que 75% das mulheres decide investir no próprio negócio após a maternidade, seja em setores em que aplicam o conhecimento do dia a dia, como costurar ou cozinhar, ou em áreas de serviços onde aplicam o conhecimento acadêmico e adquirido no mundo corporativo. Nesse cenário, um dos segmentos mais procurados pelas mulheres que sonham em ter a própria empresa é o de franquias, que surge como oportunidade de investir capital em um modelo de negócios já estruturado e testado pela franqueadora.
A Sigbol Fashion é a única franquia a oferecer em cursos profissionalizantes de confecção e moda e se destaca por ser uma rede formada por franqueadas que conciliam os desafios da maternidade com o sucesso profissional. Este foi o caso da empreendedora Bia Urbano que decidiu apostar na abertura de uma unidade da rede Sigbol Fashion como uma forma de mudar totalmente o rumo de sua carreira profissional após a maternidade. “Ter o próprio negócio não significa menos trabalho, apenas horas mais flexíveis para favorecer o convívio com os filhos. Mas, é preciso se organizar, tanto em casa quanto no trabalho, para se equilibrar entre as funções de mãe e empresária. Uma boa equipe ajuda muito”, explica Bia.
A franqueada da Sigbol Fashion conta que abriu sua unidade quando seu filho não tinha completado nem um ano de vida. “Minha história não tem sido diferente de tantas outras mulheres, uma verdadeira correria. No entanto, eu tento buscar o maior equilíbrio possível, sendo produtiva e eficiente no trabalho para poder desfrutar de mais horas em casa com meu filho, que hoje tem cinco anos”.
Outra empreendedora que também aprendeu a conciliar a maternidade e o desejo de manter o próprio negócio é a franqueada Valéria Matias, de São Bernardo do Campo, que optou por investir em uma unidade da rede de franquia de cursos profissionalizantes de confecção e moda quando um de seus filhos não tinha nem chegado aos três anos e sua filha mais velha estava no auge da adolescência. “Antes de ser franqueada eu trabalhava como gerente de vendas na Sigbol Fashion e era muito difícil deixar o Arthur tão pequeno para ir trabalhar. Por isso, não pensei duas vezes quando tive a oportunidade de adquirir uma escola da marca”, conta a empreendedora que na época aproveitou o dinheiro da rescisão para investir na franquia e teve retorno em oito meses, além de toda a satisfação de poder ter mais tempo com as crianças.
Hoje, Valéria é destaque na rede em faturamento e procura de alunos, após investir cerca de R$ 95 mil no modelo Full, formato criado pela franqueadora para atender capitais e grandes centros. A franqueada ainda acrescenta que seu dia a dia mudou totalmente quando decidiu colocar em prática seu perfil empreendedor. “Trabalho próximo à minha casa, tenho qualidade de vida e mais tempo com meus filhos e estou muito mais presente em suas vidas. Além disso, trabalho com algo que tenho paixão e na área de moda, pela qual sou apaixonada. Me sinto muito feliz e realizada profissionalmente, pois hoje atuo com algo que gosto e posso curtir meus filhos”, conclui a empreendedora que já está investindo na segunda unidade da marca.
Para quem tem interesse na rede, a marca conta com dois modelos de negócio, Smart e Full, que têm investimento inicial entre R$ 79,9 mil e R$ 114,6 mil e prazo de retorno estimado entre 12 e 20 meses, com faturamento médio mensal entre R$ 23,5 e 41 mil, variando de acordo com o volume de habitantes do município escolhido.