Para alguns brasileiros o ano só começa mesmo depois do carnaval. E se você pensa desta forma, o momento pode ser ideal para rever planos e objetivos profissionais como abrir o próprio negócio.
O segmento de franquias é um que tem despertado a atenção de muitos brasileiros com a veia empreendedora. O faturamento do setor cresceu 8%, entre 2015 e 2016, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Enquanto isso, a expectativa é que o PIB (Produto Interno Bruto) tenha tido queda de 3,5% no ano passado, já que ainda não foi divulgada a taxa oficial. Além disso, o setor continua sendo uma aposta para o ano de 2017, a ABF prevê um aumento de até 9% neste ano.
Portanto, se você está em busca de uma oportunidade para se tornar empreendedor, veja a lista que separamos de 9 franquias de diferentes setores, como limpeza, educação e presentes, com investimentos que variam entre R$ 7.500 a R$ 350 mil.
Atuando no segmento educacional, a empresa é especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda, apresenta o modelo de microfranquia, com investimento inicial de R$ 80 mil e faturamento médio mensal de R$ 23.500. Enxuto, o formato foi desenvolvido com o intuito de viabilizar cada vez mais seu crescimento fora dos grandes centros.
Especializada em serviços contábeis, a empresa oferece dois modelos de negócio – home based e escritório – com investimento entre R$ 15 mil e R$ 45 mil, e se destaca oferecendo soluções para empresas de micro e pequeno porte, como terceirização de folha e gestão societária.
Especializada em presentes criativos, como copos e canecas e com licenciamento exclusivo de grandes marcas, a rede oferece a opção quiosque que se adequa a qualquer espaço disponível nos shoppings. O investimento varia entre R$ 88 mil e R$ 100 mil e o faturamento médio mensal de R$ 40 mil.
Presente no Brasil há cinco anos, a rede norte-americana especializada em limpeza e conservação de ambientes comerciais oferece ao franqueado a opção de iniciar a operação com contratos de atendimento adquiridos junto a franqueadora por investimento inicial a partir de R$ 7,5 mil.
A rede fabrica e comercializa produtos de limpeza para casas, carros e empresas, como alvejante, detergente e limpa-vidros. Em 2016, ingressou no segmento de franchising com dois formatos de negócio. A tradicional, com a loja física e unidade móvel, custa a partir de R$ 148 mil, e a microfranquia, que inclui a unidade móvel, a partir de R$ 85 mil. O faturamento médio mensal esperado é de R$ 50 mil para a franquia tradicional e R$ 25 mil para as microfranquias, com expectativa de 15% de lucro para ambas.
Rede de franquias de roupas infantis com inspirações francesas, a Milon conta com investimento inicial de R$ 350 mil. Atualmente, a marca está presente nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. As lojas mais recentes foram inauguradas nas cidades de Fortaleza (CE), Presidente Prudente (SP), Ponta Grossa (PR), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG) e Foz do Iguaçu (PR). Conhecida pelo estilo clássico e detalhes exclusivos, a Milon veste desde bebês até o tamanho 12, com um mix completo de produtos, que vão de roupas a acessórios.
A rede de franquias de comida caseira no box possui dois modelos de negócios: a Delivery (lojas de rua), com investimento médio de R$ 120 mil, e a FAST (lojas de shopping), com investimento médio de R$ 350 mil. A Mineiro foi criada para oferecer pratos saborosos, com gostinho de feito em casa. No modelo de rua, os pratos são entregues na casa do cliente – ou onde ele estiver. No modelo do shopping, a proposta é oferecer pratos preparados na cozinha da franquia, com ingredientes frescos e gostosos.
Uma das mais prestigiadas redes de franquias de cursos profissionalizantes do país. Com modelos de negócios a partir de R$ 120 mil (os valores variam de acordo com o porte das cidades), o CEBRAC é uma excelente opção para quem acredita no poder da educação. Em março, a rede lança seu novo curso: Empreendedor Completo, que tem por objetivo desenvolver estudantes tanto na inteligência emocional quanto no conhecimento técnico necessário para criar e gerenciar o próprio negócio. O curso é o primeiro do país a unir conhecimento técnico ao conhecimento psicológico em aulas presenciais.
The Voucher
A marca é a primeira franquia de cupons de desconto via aplicativo no Brasil, com benefícios que proporcionam ao cliente uma economia de 30% a 100% em produtos, serviços e eventos. Com um modelo antifalência, em que o franqueado só paga royalties mediante a conquista de cada cliente, o modelo home based tem investimento entre R$ 10 mil e R$ 20 mil e faturamento médio mensal estimado em quase R$ 15 mil.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito