O mercado de franquias brasileiro teve um crescimento nominal de 8,8% em sua receita no 3º trimestre ante o mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa de Desempenho Trimestral do setor realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O franchising tem resistido e está colhendo os frutos do trabalho em rede, que possibilidade a franqueadores e franqueados obter ganhos em escala, maior flexibilidade e capacidade de negociação com fornecedores.
Dentro deste cenário, as microfranquias, redes de franquias que contam com investimento inicial de até R$ 80 mil, se apresentam como uma opção para aqueles que desejam empreender em seu negócio próprio. “É necessário ter muito cuidado para não se iludir, ao contrário do que muitos pensam, o baixo investimento inicial não deve ser o único diferencial frente ao modelo já estabelecido de franquias”, ressalta Edson Ramuth, fundador do Grupo Multifranquias, holding composta por seis marcas de microfranquias.
Confira abaixo as marcas de microfranquias que fazem parte do Grupo Multifranquias:
Emagrecentro
Fundado em 1986, o Emagrecentro tem com objetivo proporcionar tratamento de emagrecimento e estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira. Há 30 anos em operação, a Emagrecentro possui atualmente mais de 100 unidades em funcionamento, atingindo a marca de R$ 54 milhões, em faturamento em 2015. A marca também iniciou sua expansão internacional, com uma franquia em operação em Bogotá, na Colômbia e outra em processo de implantação em Miami, nos EUA, além de prospecção de futuros franqueados em outros países da América Latina.
Investimentos da franquia:
Investimento inicial: R$ 50.000,00 a R$ 80.000,00
Faturamento mensal: R$ 30 mil
Previsão de retorno do investimento: 12 meses
Walking Party
Fundado em 2013, o Walking Party é um ônibus customizado para receber eventos e encontros, permitindo festas itinerantes e matinês para público teen. Além disso, serve também como base de apoio para grandes eventos como feiras, exposições e festas infantis, trazendo um novo formato de diversão e entretenimento. A marca possui atualmente mais de 20 unidades em funcionamento, e atingiu em 2015 um faturamento de R$ 7,2 milhões.
Investimentos da franquia:
Investimento inicial: De R$ 50.000,00 até R$ 80.000,00
Previsão de retorno do investimento: De 6 a 18 meses
Faturamento mensal: R$ 30.000,00
Auto Spa Express
Há seis anos em operação no mercado, o AutoSpa Express é a primeira franquia brasileira de estética automotiva e lavagem ecológica delivery que atende localmente em endereços comerciais ou residenciais. A marca possui hoje mais de 30 unidades em funcionamento, atingindo em 2015 a marca de R$ 3,6 milhões em faturamento.
Investimentos da franquia:
Investimento inicial: R$ 14.900,00 até R$ 32.900,00
Faturamento mensal: R$ 10.000,00
Previsão de retorno do investimento: A partir de 6 meses
Light Depil
Desde 2010 em operação, a Light Depil é uma rede especializada em serviços de depilação tradicional e fotodepilação. Oferecendo modelos de franquias nos modelos de loja convencional, atendimento a domicilio ou no sistema store in store, a empresa oferece uma técnica diferenciada (luz pulsada) para a remoção de pelos sem dor e sem queimaduras. Com 30 unidades em funcionamento, a rede atingiu a marca de R$ 3,6 milhões em faturamento em 2015.
Investimentos da franquia:
Investimento inicial: De R$ 14.900,00 a R$ 55.800,00
Faturamento mensal: R$ 10.000,00 nos formatos delivery e “store in store” e R$20.000,00 no formato loja.
Previsão de retorno do investimento: aproximadamente 12 meses
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito