O novo modelo de quiosque Maybelline foi premiado em duas categorias – Projeto Arquitetônico e Design Consciente ̶ na 6ª edição do Prêmio de Design da Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizado em parceria com o Retail Design Institute (RDI). A premiação, que consagrou o quiosque da marca com o segundo lugar, aconteceu durante a 16ª Convenção ABF do Franchising, na Ilha de Comandatuba (BA), no dia 28 de outubro. Esse ano, a competição contou com 84 projetos inscritos, de 52 marcas.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Diam Internacional, fornecedor mundial de Maybelline, com a participação de Miguel Guilhon, Gerente de Compras, Marketing & Retail, e de Maya Colombani, Diretora de Desenvolvimento e Inovação da L’Oréal e líder do Sharing Beauty With All – programa global de sustentabilidade da L’Oréal – no Brasil.
Além de priorizar a eco concepção, em linha com os programas internacionais de sustentabilidade da L’Oréal, o quiosque aposta na digitalização, com tela interativa onde são exibidas, em tempo real, postagens com a #Maybelline. “A ideia é trazer as mídias sociais para dentro dos pontos de venda, atendendo às necessidades das consumidoras da marca, mulheres fortes e antenadas com o mundo digital que frequentam vários canais de informação”, explica Bárbara Fortes, Diretora de Retail.
Além disso, os novos quiosques são construídos com madeira de origem certificada pelo Conselho de Manejo Florestal(FSC), utilizam cola com emissão zero de carbono e imprimem toda a comunicação visual com tinta à base de água. O piso é modular e produzido 100% à base de pet reciclado. Com as modificações, o projeto economiza cerca de 30% do material na construção, se comparado ao modelo tradicional. A iniciativa ainda conta com logística reversa para reciclar materiais não aproveitados dos quiosques antigos.
“O reconhecimento é muito importante porque mostra como estamos dentro do Negócio, comparados aos principais players. Queremos criar um novo referencial de conceito, mostrar que o design consciente começa com a escolha dos fornecedores, passa pelo uso de materiais e só termina com a conscientização de todos os consumidores”, avalia Mariana Trevisan, Analista de Merchandising.
Expansão ̶ Hoje, Maybelline tem 144 franquias de quiosques em 17 estados do Brasil e pretende chegar a 200 em 2017. Para isso, conta com um plano de expansão para o interior e busca abrir novos quiosques e captar mais franqueados. “O reconhecimento do prêmio, aliado à diminuição do custo total a despeito dos investimentos em sustentabilidade e digitalização são fortes argumentos para a expansão da franquia”, resume Fernando Barros, Gerente Comercial Maybelline.
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