Em um cenário econômico tão incerto, o desafio de muitos empreendedores brasileiros é de manter seu negócio de pé. Mesmo neste caso, a área de franquias ainda é um dos segmentos que vive em constante expansão. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor obteve um crescimento nominal de 7,6% somente neste primeiro semestre de 2016. Com mais de seis anos de rede, os franqueados do Grupo Prepara, um dos maiores grupos educacionais do país, recomendam cinco atitudes para obter sucesso nos negócios.
1) Para Márcio Dias, 53 anos, Master franqueado do Vale da Baixada, que coordena 14 unidades, sendo duas próprias, o momento é fundamental para apertar os cintos e planejar um ciclo de metas financeiras para atravessar, com tranquilidade, o segundo semestre. “Não tem mágica, tem que haver redução de gastos e tentar ao máximo descobrir métodos para que o orçamento do mês não seja estourado. Com um fluxo de caixa bem estruturado, as contas se fecham. Em tempos de crise, aprendi que persistir é peça fundamental para alcançar resultados”, argumenta.
2) Já na região sul, a estratégia foi investir na gestão do dia a dia. “Afiar o machado foi a saída para a crise. Fazemos acompanhamento diário com todas as unidades, tanto presencial, como on-line, workshops e palestras abordando todo tipo de assunto. Além disso, montamos uma “bíblia” que ensina o passo a passo para ter uma franquia padrão de sucesso. A unidade é reflexo do empenho do franqueado local”, afirma Anderson Suriz, 35 anos, responsável por 20 escolas do Rio Grande do Sul.
3) “Treinamento é a palavra chave de São Paulo. Com reuniões semanais e cursos mais aprofundados em vendas, inadimplência e gestão financeira, que são voltados para a equipe comercial e administrativa das unidades, conseguimos manter um ritmo acelerado e bom rendimento”, comenta César Lucchesi, 40 anos, Master franqueado e coordenador de 44 lojas da região metropolitana de São Paulo.
4) Por meio de motivação e plano de carreira, o Master franqueado do Rio de Janeiro, Darci Ribeiro, alcançou uma das maiores receitas financeiras do grupo. “Quando os funcionários batem as metas, eles são incentivados por meio de prêmios. Até carro zero já foi premiado na unidade. O bem-estar e a motivação da nossa equipe é que nos trará bons resultados. Invista em seus colaboradores, eles são a base do seu sucesso”, finaliza.
5) E o último e não menos importante é a fidelização do cliente. “Seja o melhor em seu segmento. Em momentos de crise, a qualidade é o que diferencia o seu produto/serviço dos demais concorrentes. As empresas que se responsabilizam em trazer inovação e tecnologia para agregar qualidade ao serviço prestado, além de fidelizarem o público, consequentemente, conquistam credibilidade no mercado. Para nós, continuar oferecendo educação de qualidade e de forma acessível, foi a saída para manter nossos clientes e garantir o crescimento das nossas marcas”, revela Mauro Dias, Master franqueado de Curitiba.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito