Levar uma marca para os quatro cantos do país não é tarefa fácil, muito menos simples. Mas, com o planejamento adequado e um sistema de replicação do modelo de negócio que se identifique ao perfil dos empreendedores e da marca, o sonho pode se tornar realidade. Tanto, que o franchising é hoje um dos métodos mais utilizados pelas empresas para alcançar a meta de se fazer presente em um território tão vasto como o do Brasil.
Justamente por entender o franchising como o modelo ideal para expansão e sedimentação da marca, que a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, empório especializado em produtos para alimentação equilibrada e bem-estar, da empresária Leila Oda, apresenta e anuncia oficialmente sua marca ao setor de franquias.
A meta da empresa, que tem uma unidade em atividade em na cidade de Goiânia (GO), é terminar 2016 com 20 unidades, entre abertas e contratadas, o que significa um investimento na casa dos R$ 4,8 milhões e 80 empregos diretos gerados. As principais praças de interesse, nessa primeira fase de expansão, que está sendo traçada pela consultoria de negócios e franchising Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, são as cidades pertencentes aos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Entre os primeiros alvos, destaque para as cidades de Goiânia (GO) Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
“Isso é parte de um projeto de crescimento maior e bem planejado, para o qual prevemos 75 lojas em operação em cinco anos. Desde o início da Terra Madre havia essa proposta de tornar a marca franqueável. Realizamos um trabalho sem atalhos e planejado para alcançarmos um padrão excelente de franquia. Fomos movidos por nossa missão de levar saúde e bem-estar ao maior número de pessoas possível”, explica Leandro Ludovico, Gestor de Negócios da marca da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis.
O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre será de R$ 190 mil a R$ 240 mil. A variação acontecerá de acordo com as peculiaridades de cada localidade e ponto. O faturamento médio mensal está estimado em R$ 100 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.
A expectativa do executivo é de que com a entrada no franchising a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis alcance um faturamento pelo menos três vezes maior, na comparação com este ano e que cada unidade registre vendas 20% superiores às da unidade modelo. Para isso, a marca busca investidores e empreendedores que se identifiquem com o conceito da marca, gostem de lidar com pessoas, tenham disciplina e queiram crescer junto com a rede. “Enxergamos o mercado de franquia como uma oportunidade da Terra Madre atingir mais pessoas em espaço mais curto de tempo. A sedimentação ocorrerá por meio do relacionamento transparente com o franqueado, inovação no mercado de saudáveis, redução constante de custos e gestão por resultados”, explica Ludovico.
Para isso, a Terra Madre desenvolveu alguns diferenciais competitivos. A loja oferece ao consumidor um mix com mais de 2500 itens, que fazem parte de 200 marcas. Trata-se da loja com maior variedade de produtos do segmento, indo desde os produtos integrais, sem glúten, sem açúcar, diet, light e sem lactose até aos orgânicos. “Inclusive, promovemos duas vezes por semana uma feirinha de orgânicos frescos. É uma iniciativa bacana, pois esse tipo de produto nem sempre é encontrado com tanta facilidade e, além disso, incentivamos as pessoas a ter uma alimentação livre de agrotóxicos e adubo químico, parte da nossa missão de levar saúde à mesa das pessoas”, conta Leila Oda, idealizadora e fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis. Ainda de acordo com a empreendedora, a feirinha de orgânicos tem potencial para incrementar o faturamento das lojas em 10%.
A loja da marca conta, também, com o Cantinho da Conveniência e seguirá no mesmo formato nas unidades franqueadas da nova rede. Trata-se de um espaço que funciona como uma lanchonete saudável, dentro do empório, onde as pessoas podem chegar a qualquer momento e apreciar quitutes saborosos e saudáveis, sejam salgados ou doces. É possível encontrar salgados integrais, sem glúten, sem lactose, muffins e doces sem açúcar, além de uma ampla variedade. De acordo com Leila Oda, são itens interessantes para saciar a fome de forma saudável e nutritiva. “São uma boa pedida para quem trabalha na região ou está só de passagem”, afirma.
Além de tudo isso, a Terra Madre realiza algumas campanhas. Entre elas, a “Segunda Sem Carne” e a “Campanha de Mobilidade Urbana”, com ciclistas, que estimula os amantes do pedal, por meio de ações promocionais, a conhecer e chegar às lojas de bicicleta. A marca também mantém parcerias de marketing com fornecedores que disponibilizam seus produtos para degustação em eventos, como Corridas New Balance, Maratona Ecológica Parque Ford, Torneios de Tenis Alphaville e Flamboyant Clube, todos realizados em Goiânia.
A empresária Leila Oda conta, também, que a marca conta com consultoria de chefs de gastronomia funcional, como Mara Manuela, Sil Chef e Carol Siqueira, além das nutricionistas Marilia Leal (Flex Alphaville), Laisa Pimenta, Carol Siqueira e Monica Cardozo, que validam todo o trabalho da marca.
Fundada em 2014 por Leila Oda, em Goiânia (GO), a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis já nasceu pautada pelas necessidades reveladas pelos consumidores e também pelo mercado. Isso, porque a empreendedora teve a preocupação de basear o negócio em estudos realizados por duas consultorias: uma avaliou o potencial de marketing e vendas e a outra a parte operacional e nutricional. A primeira loja da marca foi aberta em uma área nobre da cidade de Goiânia (GO). A recepção por parte dos clientes da região, altamente exigente, foi um grande sucesso.
“Imprimimos no negócio nossas principais características: a dedicação e o cuidado com o ser humano seja qual for sua fase de vida. Por ter essas convicções, oferecemos ao mercado uma empresa que tem como essência e identidade a promoção de ações que levem equilíbrio e bem-estar à sociedade. É por isso que nos preocupamos em selecionar para o nosso mix de produtos itens que estejam em total conformidade com o nosso DNA desde a embalagem”, avalia a fundadora da Terra Madre, marca que tem seu público formado por 80% mulheres, Leila Oda.
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