Webinar: como a construção civil pode vender melhor em tempos de crise?

A pandemia de Covid-19 pegou de surpresa comerciantes da construção civil, um setor ainda bastante acostumado com a visita de clientes às lojas e com pouca presença digital. Para discutir como o varejo pode vender melhor em tempos de crise, a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes da Construção Civil) irá realizar um webinar nesta quinta-feira (28), às 15h.

Entre os convidados para o encontro virtual está Wanderson Leite, CEO da Prospecta Obras, startup que mapeia obras em andamento no país a partir de tecnologia Big Data. Neste ano, a empresa desenvolveu um software com exclusividade para a Anamaco, o Conecta Obras, que permitirá aos comerciantes ter mais informações sobre o setor, como em que regiões o mercado está mais aquecido e as principais demandas dos consumidores.

O bate-papo também contará com a participação de Juliano Ohta, diretor-geral da Saint-Gobain Distribuição no Brasil, controladora das redes de varejo da construção Telhanorte e Tumelero, e Geraldo Defalco, presidente da Anamaco. A mediação será feita por Waldir Abreu, superintendente da principal entidade do setor.

A construção civil representa 7% do PIB brasileiro e, portanto, tem impacto direto na geração de emprego e renda. “Até a chegada da pandemia, as perspectivas para este ano eram muito boas. Agora, surge a necessidade de se modernizar a toque de caixa, com diversas outras dificuldades batendo à porta”, aponta Wanderson Leite, que ressalta como o setor não estava preparado para a transformação digital, com atendimento e compras online.

Durante o encontro, os empresários irão discutir o impacto da crise provocada pela pandemia e como é possível superá-la. “A construção civil é um setor muita capacidade de geração de empregos informais, para uma população que tem dificuldade no mercado de trabalho formal. Esses trabalhadores precisam estar assistidos de alguma forma, ainda mais nesse momento. A manutenção de empregos é fundamental. A crise pede o fortalecimento de empresas, comércio e indústrias”, destaca o CEO.

Em abril, o índice de confiança do empresário da construção civil atingiu o menor índice da série história, segundo a Confederação Nacional da Indústria, demostrando o receio dos empresários em investir. Para Wanderson, ações como o webinar contribuem para nortear as empresas nesse momento tão difícil. “Quando uma entidade com a importância da Anamaco reúne empresários do setor, isso nos permite compartilhar experiências, erros e acertos. É uma comunicação que atinge do pequeno ao grande empresário, algo que a Prospecta Obras tem como missão. A informação tem que chegar com mais clareza para todos. As incertezas e a falta de comunicação são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento do setor.”

  • Webinar: Como o varejo pode vender melhor em tempos de crise?
  • Realização: Anamaco
  • Participação: Juliano Ohta (CEO Telhanorte) e Wanderson Leite (CEO Prospecta Obras)
  • Data: 28 de maio (quinta-feira), às 15h
  • Acompanhe ao vivo pelo canal do Youtube da Anamaco