A franquia Vó, Quero Bolo! iniciou sua expansão no início deste ano – não sem antes ter a certeza de que o negócio é bom e veio para ficar. Os franqueadores, Willians Navarro e Fernando Cachulo, em dois anos, abriram seis lojas em bairros tradicionais da capital paulista. “Com certeza, são os nossos diferenciais que têm nos colocado em destaque no mercado”, revela Cachulo. Agora, acompanham a implantação da primeira franquia da rede, que será inaugurada em Campinas, importante cidade do interior paulista.
Mas quais são os diferenciais que tornam esta jovem rede tão especial? Cachulo detalha: “Não conheço nenhuma empresa do segmento que tenha um centro de treinamento específico para o franqueado e sua equipe”, cita o primeiro deles. “É um local especializado, no qual se aprende a fazer as receitas dos bolos da rede e os outros itens do cardápio”. No Centro, também são oferecidos cursos das novas receitas desenvolvidas pela franqueadora. Os treinamentos de reciclagem são específicos e dados pelos consultores de campo, que, assim, podem avaliar o dia a dia de cada loja e suas demandas individuais.
O franqueador também cita os manuais extremamente detalhados de toda a operação e a Central de Compras. “O franqueado terá acesso à mesma matéria-prima utilizada em toda a rede. Com isso, garantimos um padrão de excelência na qualidade dos ingredientes usados ao mesmo tempo em que reduzimos o custo para o franqueado – já que a franqueadora compra em grande quantidade”.
Segundo o franqueador, o Centro de Treinamento, a Central de Compras e a manualização foram os caminhos para obter outro importante diferencial: os bolos da Vó, Quero Bolo! são realmente caseiros, o que garante um sabor único e diferenciado. “Nas cozinhas das lojas, tudo é fresco: os ingredientes são naturais, tudo é feito na hora e nada é pré-pronto. Palavras como conservante, estabilizante, corante e aromatizante são verdadeiros palavrões em nossa empresa”, brinca.
Todas as coberturas – exceto a de doce de leite – são feitas dentro das cozinhas das lojas. A cobertura de avelã, por exemplo, é feita com sementes importadas que são assadas, trituradas e manipuladas diretamente na cozinha de cada franquia – e não com o já conhecido creme de avelã que existe no mercado. “Quase que diariamente somos abordados por fornecedores oferecendo itens já industrializados como pasta de mandioca congelada, aromatizantes, ovos em pó, misturas e coberturas prontas, entre outras facilidades, que recusamos veementemente”.
Pensando no cliente
O terceiro pilar na busca pelo sucesso da rede é o olhar voltado ao cliente. Por isso, as seis lojas da rede que estão em operação atendem em horário estendido (das 7h às 20h), sendo que três delas oferecem delivery. Quatro lojas abrem de domingo a domingo e apenas uma não funciona aos sábados.
A variedade de bolos também é grande. São mais de 40 sabores de bolos doces e salgados, tortas, cucas, especialidades, linha diet, light, integral, sem glúten, sem lactose, além de nove tipos de coberturas. E há, ainda, os bolos comemorativos, feitos em datas como Dia das Mães, Páscoa e festa junina, que agradam aos mais variados paladares.
E o cliente ainda tem o benefício do cartão fidelidade: a cada bolo adquirido em qualquer uma das lojas da rede, um carimbo é colocado no cartão. Ao completar 12 carimbos, o cliente ganha um bolo de cortesia. E o melhor: o cartão pode ser preenchido com carimbos das mais diversas lojas e trocado, também, na loja de preferência do cliente.
Interessados em abrir uma loja da Vó, Quero Bolo! investem entre R$ 165 mil e R$ 200 mil, valor já com taxa de franquia. O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil e a lucratividade varia entre 10% e 20%.
Rede chega a Campinas
No início do segundo semestre, será aberta uma loja da Vó, Quero Bolo! no centro da cidade de Campinas (SP). O objetivo é vender 150 bolos por dia na nova loja, que fica em uma região com grande fluxo de pedestres.
“O franqueado comparou nossa franquia com outras dedicadas a bolos caseiros e nos escolheu devido ao frescor dos ingredientes que utilizamos na preparação dos bolos”, explica Cachulo. Ele diz que Campinas é uma cidade estratégica para a rede, devido à sua grande importância. “Nosso estudo de geomarketing apontou que é possível abrir quatro lojas na cidade, uma das principais do interior paulista”, revela.
Em Pauta
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