O volume de vendas no varejo caiu 0,2% na passagem de janeiro para fevereiro de 2017 e teve uma queda de 5,4% no ano passado,de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE. Para driblar a concorrência, os lojistas precisam ter, além de atendimento e bom preço, criatividade e ferramentas para atingir seu público-alvo.
Uma solução que já vem sendo usada pelo varejo no Brasil é o uso de estratégias de mobile marketing – que permite a criação de campanhas, promoções e ações personalizadas para divulgação pelo celular. Por meio dos dispositivos móveis as empresas conseguem fidelizar seu público, além de criar cupons de descontos para impulsionar as vendas.
Em uma campanha de divulgação e reserva de produtos via mobile, a loja de roupas íntimas Hope Lingeries de Uberlândia, Minas Gerais, superou todas as expectativas criando uma ação de pré-venda. Foram mais de 200 produtos reservados e vendidos pelos smartphones em apenas 2 semanas, além do crescimento das taxas de engajamento obtidas através dos compartilhamentos entre as clientes via WhatsApp, e-mail e redes sociais.
Segundo Denise Basso, dona da loja, o seu negócio teve o maior retorno de vendas em 6 anos de ação. “Investir em uma ferramenta totalmente personalizada nos trouxe, não só números significativos de conversão de vendas, mas toda uma mensuração de dados que nos ajudou a entender as necessidades de nossos clientes”, afirma.
Ferramentas acessíveis
A Louyt, por exemplo, disponibiliza soluções em mobile marketing para mais de 24 países. Com uma plataforma simples e um valor mais acessível, os comerciantes podem fazer a divulgação de seus produtos e serviços personalizados via smartphone.
A plataforma permite usar uma nova linguagem para aumentar as vendas de diferentes tipos de negócio. É possível gerar, por exemplo, ações de storytelling, em que a pessoa pode virar a história como as páginas de um livro – bastante utilizada em catálogos, cardápios e em ações comemorativas.
Outro diferencial da marca é utilizar landing page para fazer pesquisas de satisfação, formulários dedicados e cupons, além de usar o e-mail marketing adaptado para interação mobile. Toda a interface é pensada para o engajamento pelo smartphone – de SMS e e-mail a redes sociais.