Vale a pena empreender nas horas vagas? Franqueado de Ibitinga mostra que é possível conciliar emprego fixo e abrir franquia

Para aumentar a renda, Rodrigo Palagano resolveu colocar em prática o antigo sonho de ter o próprio negócio

Vários tipos de negócios permitem empreender nas horas vagas, sem a necessidade de dedicação exclusiva ao negócio aceitando que a pessoa continue no emprego fixo ou se dedique a atividades como cuidar dos filhos e use uma nova atividade como renda extra. Na maioria das vezes, são negócios home based que permitem conduzir a operação da própria casa sem desgastes e custos maiores.

Victor Ruiz, diretor comercial da Gigatron Franchising – especializada em desenvolvimento de software – afirma que o primeiro passo na hora de empreender no tempo livre é estabelecer o tempo exato que será dedicado ao novo negócio. Como por exemplo, finais de semana, feriado, ou horário após o expediente. Outro ponto é criar estratégias para o negócio decolar, bem como o prazo de retorno do investimento para que a falta de tempo não gere perda de capital, e verificar as habilidades para gestão e organização.

“A Gigatron tem modelo de negócio flexível, que possibilita que o franqueado atue como renda extra, sem a necessidade de se dedicar em período integral. Inclusive, algumas pessoas que estão inseguras em deixar o trabalho fixo começam empreender dessa forma, e depois de alguns meses partem para dedicação exclusiva da franquia. O suporte da franqueadora é essencial para auxiliar o franqueado, principalmente no início da operação para prospecção de clientes”, diz Ruiz.

O empreendedor salienta que a dica antes de empreender é analisar o mercado, verificar as necessidades que o público-alvo tem, bem como as demandas que o serviço pode gerar.

Mantendo o equilíbrio

As franquias do segmento de tecnologia costumam ser procuradas por pessoas que querem ter o próprio negócio, mas não dispõem do período integral. Outro fato que chama atenção desse perfil é o baixo valor de investimento.

“As microfranquias home based te dão a liberdade de fazer o próprio horário e conduzir de qualquer lugar. Além do mais, há ainda a possibilidade de atender o cliente de forma online, tornando o negócio ainda mais vantajoso e natural. Tudo é questão de equilíbrio! Para quem opta por empreender nas horas vagas, também deve ser levado em conta a necessidade de separar um tempo para descanso e lazer”, enfatiza o diretor.

Sonho de empreender

Há pouco mais de seis meses, Rodrigo Palagano, de 36 anos, conseguiu colocar em prática um antigo sonho: ter sua própria empresa. Formado em administração de empresas e ciências contábeis, para alcançar esse sonho optou em não deixar o emprego fixo. Pelo menos não por enquanto!

Ele que tem contato com informática desde os 17 anos, adquiriu muita experiência no setor e isso o deixo confiante e seguro para abrir uma franquia sua. “Nos últimos anos consegui enxergar as principais dores dos clientes, e desenvolvi habilidades para treinamento e gestão comercial para promover soluções. Foi no meu antigo trabalho que tive o primeiro contato com a franquia Gigatron, bem como seu idealizador. Lembro que o modelo de negócio me marcou, pois a forma de prospecção vai de encontro com o que acredito”, relembra.

Hoje trabalhando a frente de uma rede de supermercados como coordenador de lojas, Rodrigo é responsável por três unidades de alimentação. Durante cinco anos alimentou a vontade de empreender com a Gigatron, mas a falta de investimento era o seu maior empecilho.

Ele usou o dinheiro de economias para abrir um espaço físico na cidade de Ibitinga, interior de São Paulo. Ele utiliza parte do seu salário do emprego com carteira assinada para pagar uma funcionária, que foca nas vendas das soluções oferecidas pela franquia.

“Conto muito com o suporte da franqueadora para atender meus clientes. Esse é um diferencial da franquia Gigatron que é estar comprometida com o empreendedor e com o cliente desse franqueado. Me identifico muito com o modelo de negócio”, diz Palagano.

O franqueado revela que não é tarefa fácil administrar os horários, mas que também não é impossível. Requer planejamento e organização. “Mesmo ainda não tendo atingido o ponto de equilíbrio, ter um negócio que acredito me dá muito prazer em ver acontecer e tomando forma aos poucos. Também venho buscando estratégias para reinventar e agregar novos produtos para aumentar o ticket médio”, ressalta o empreendedor que saiu da sua zona de conforto em busca de aumentar sua renda mensal, inclusive abdicou de alguns momentos de lazer para investir no negócio. “Procuro levar minha filha (que tem 4 anos) no escritório para ela ir entendendo meu trabalho. É gratificante ver as coisas acontecerem. Vale muito a pena, e lá na frente ela vai entender”, diz.

Rodrigo já traçou a meta para trabalhar exclusivamente com a franquia e acredita que isso aconteça daqui cerca de 18 meses. “Apesar de todo cansaço com certeza foi a melhor decisão que tomei. Além de investir em algo que vinha almejando há anos, a Gigatron sempre atendeu minhas expectativas e ajudou nas dificuldades. Contar com esse suporte me deixa ainda mais seguro com esse desafio”, finaliza.