United Idiomas anuncia fusão com UNS Idiomas e planeja chegar a 100 unidades até meados de 2020

Investida da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, a rede United Idiomas acertou uma fusão com a até então concorrente UNS Idiomas. Com o negócio, a marca UNS deixará de ser usada e as escolas da rede passarão a adotar o nome United. A partir da transação, a United contará com 29 unidades em São Paulo e na Região Metropolitana. No total, as duas redes somam 35 escolas no país.

Curiosamente, a fusão nasce da amizade entre os empresários Eduardo Augusto, sócio da United, e Marcel Magalhães, sócio da UNS. Há alguns anos, os dois trabalharam juntos como funcionários na rede de escolas British American. Depois que saíram, ambos resolveram empreender e criaram escolas com perfis parecidos, focadas no público adulto.

Recentemente, em um encontro, Augusto e Magalhães decidiram negociar a fusão das duas redes, que mantêm sistemas de ensino parecidos, baseados em cursos rápidos de 18 meses. Um dos diferenciais da UNS é o público corporativo – a marca mantém convênios com várias grandes empresas, oferecendo descontos a funcionários ou alocando professores para o ensino de inglês in company.

Antes da fusão, a United Idiomas contava com 23 unidades, enquanto a UNS Idiomas mantinha outras 15. Em três bairros de São Paulo, as operações das escolas das duas redes foram unificadas, daí o “desaparecimento” de três unidades na soma total das duas redes.

O fundador e presidente da SMZTO Holding de Franquias Multissetoriais, José Carlos Semenzato, afirma que o objetivo principal do negócio é potencializar a expansão da United Idiomas, dando mais visibilidade à marca no mercado e ampliando o seu número de alunos. De imediato, com a fusão e a virada de bandeira das unidades UNS – processo que deve ser realizado nos próximos três meses –, a United terá um incremento de 30% no número de alunos.

Segundo Semenzato, com a meta de chegar a 100 unidades até a metade de 2020, a United Idiomas deve manter a estratégia de fusões ou incorporações de redes menores. Atualmente, a rede mantém três negociações em andamento, com expectativa de concretização até o meio do próximo ano. No caso da fusão com a UNS, o empresário Marcel Magalhães permanecerá à frente das operações das unidades UNS convertidas à marca United.