Ações de marketing têm sido cada vez mais utilizadas por franqueadoras para gerar engajamento espontâneo, criando um estímulo ou incentivando a compra e, assim, passando confiança e segurança. Essas ações promovem um vínculo maior do consumidor com a empresa, serviço ou produto, e criam momentos de relacionamento com a marca, de maneira personalizada.
“Além de retorno imediato e engajamento das pessoas, algumas também fidelizam o cliente, por querer aproveitar a oportunidade da campanha, suas vantagens. É um carinho personalizado para o cliente que entende que essas ações são como um agradecimento por ele estar consumindo naquela empresa, uma troca. Isso é tendência e veio para ficar”, explica Milena Lidor, diretora da Franquear Consultoria.
Um exemplo disso é a unidade piloto da Academia Washington Franchising, rede de franquias de ensino de inglês, em Arapongas, no Paraná. Para criar laços com seus alunos e pensando, principalmente, na faixa etária de seu público alvo, a escola fechou uma parceria com duas lojas do Subway, franquia de fast food de alimentação.
Os alunos de Arapongas que forem às duas lojas e apresentarem a carteirinha da Academia Washington Franchising ganham desconto. Na compra de qualquer lanche, exceto os promocionais, com mais R$ 2 ganha refrigerante e um cookie. A promoção é válida até o final do ano.
“O setor de franquias serviços educacionais está sempre em crescimento, mesmo com a crise as pessoas continuam investindo em educação. Neste sentido, precisamos nos destacar e mostrar que nosso diferencial, além de metodologia de ensino e material didático exclusivos, também é saber reconhecer as características de nossos alunos e planejar ações que os aproximem da marca”, afirma Siddhartha Costa, CEO da rede. A Academia Washington Franchising planeja expandir a parceria para outras unidades.