Turismo em tempos de alta de dólar: é possível sobreviver e prosperar?

Fundada em 1991, a franquia de turismo Poltrona 1 agora visa chegar às regiões e cidades do país onde ainda não está presente, como Amazonas, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Rondônia, Roraima e Acre. A expectativa da empresa, que faturou R$ 84 milhões no ano passado, é abrir mais 12 unidades este ano, aumentando em 20% o faturamento.

Atualmente com 72 franquias espalhadas por diversas cidades brasileiras, a Poltrona 1 foi a primeira rede de franquias do país a formatar seu negócio para Home Office.

Ao contrário das mais recentes franquias de turismo online, em que os próprios clientes escolhem suas viagens e pacotes, em um sistema “self service”, a franqueadora foi por outro caminho: ela investiu em treinamento para que seus franqueados se tornassem verdadeiros consultores de viagens, preparando pacotes com o máximo de customização para cada cliente.

O consumidor final se beneficia dessa personalização. E as vantagens que a Poltrona 1 oferece ao franqueado também são interessantes, uma vez que não há a necessidade de ponto comercial: os franqueados vão até os clientes. O investimento inicial é de R$ 9.800,00, valor que inclui o treinamento e consultoria de campo voltada para vendas. O faturamento mínimo esperado de uma unidade é de R$ 100 mil por mês, com uma lucratividade de 12 a 13%.

Conversamos com Oldemar Teixeira, franqueador da Poltrona 1, para saber se essas projeções resistem aos tempos de crise.

Mapa das Franquias: Como a Poltrona 1 delimita a área de influência dos franqueados? Existe algum tipo de mapa de localização deles? É possível evitar conflitos de áreas de interesse?
Oldemar Teixeira: Atualmente, atuar em uma região pontual perdeu o sentido. Um agente é baseado em um local apenas com a identificação de origem, mas em função da abrangência de seus contatos pessoais ele pode atuar livremente em todo o Brasil. Ele somente não poderia fazer campanha aberta em local onde já existe franqueado definido.

Mapa das Franquias: Como é o treinamento da franqueadora? Presencial ou online? É possível transformar alguém que atua em Home Office em consultor?
Oldemar Teixeira: Presencial. O turismo é rico em nuances para relega-lo a um plano inferior. E, presencialmente, franquia e franqueadora se conhecem, estreitam relacionamento e geram empatia.

Mapa das Franquias: Qual o diferencial da Poltrona 1 para quem pretende realizar um sonho de viajar e não apenas comprar um pacote que já vem pronto? Existe algum grau de customização? Como funciona?
Oldemar Teixeira: A customização é o primeiro passo, por se padrão de todos no mercado, nós vamos além e customizamos, pois possuímos fornecedores diretos no mundo. Isso garante a qualidade que desejamos implementar e dá segurança operacional de termos todas as etapas sob nosso controle.

Mapa das Franquias: Com o cenário de crise econômica, quais os destinos que devem sofrer diminuição e quais s que são mais acessíveis economicamente? É possível driblar a alta do dólar nesse setor?
Oldemar Teixeira: A alta do dólar já foi driblada pelas próprias companhias aéreas, que baixaram as tarifas a patamares nunca antes imaginados. Miami por US$280, capitais da Europa por US$450, etc. Isso contrabalançou o câmbio a favor do passageiro.

Mapa das Franquias: Quais os planos para fechar 2015 e para iniciar 2016? É possível crescer apesar de crise?
Oldemar Teixeira: Por conta do nossos foco, enquanto a massa de fornecedores aposta no online massivo, nós nos direcionamos para a consultoria de conteúdo e valor agregado. Resultado: 2015 para nós está sendo o melhor ano de nossos 25 anos…

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