Tintas MC abre sua primeira unidade no Estado do Rio de Janeiro, mas a meta é inaugurar mais quatro ainda este ano

A rede paulista de lojas de tintas acredita no potencial de consumo do Estado e quer ter 70 unidades até 2026

Frente da nova unidade em Campo Grande (RJ)

O Estado do Rio de Janeiro tem chamado cada vez mais a atenção de empresários de todo Brasil. E existem motivos para isso. De acordo com a Firjan, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 5,2% no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. E como sempre acreditou na potencialidade do mercado fluminense, a Tintas MC vem, desde o ano passado, concentrando esforços para abrir várias unidades de sua franquia na região. A meta é abrir cinco lojas até o final de 2023 e 70 unidades em três anos.

Depois de participar de várias feiras e rodadas regionais de negócios no Estado, a rede abrirá sua primeira unidade no bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio. E uma segunda unidade está em fase de obra, no bairro de Copacabana. Segundo a gerente regional da Tintas MC, Ana Centrone, o estado fluminense é uma região estratégica em expansão para a Tintas MC e várias cidades do Estado têm potencial para receber uma loja.

Hoje, o consumo de tintas imobiliárias no Estado é de um pouco mais de 100 milhões de litros/ano e a Tintas MC quer abocanhar 20% desse consumo, em cinco anos. Para expandir seu negócio e atingir essa participação a rede se manterá firme participando de feiras do setor de franchising, além de organizar “Road Show” em várias cidades, com o objetivo de apresentar aos empreendedores e investidores o seu Sistema de Franquias. O próximo evento da marca será em setembro na cidade do Rio de Janeiro.

“Estão em nosso radar as cidades de Niterói, além das Regiões dos Lagos, Serrana e a Baixada Carioca”, evidencia Ana Centrone.

Uma franquia da Tintas MC tem um faturamento médio de R$ 3 milhões/ano, após 24 meses de operação, sendo que algumas unidades ultrapassam esse valor.

Bons Ventos

De janeiro a julho deste ano a marca abriu 15 novas unidades no Brasil, sem contar a loja de Copacabana que será inaugurada. Com a meta de 45 novas unidades, até o final do ano, a Tintas MC adotou uma estratégia bem agressiva para ampliar sua presença no mercado nacional.

Em Santa Catarina, por exemplo, a marca acaba de adquirir três redes de lojas de tintas no estado: Colormar (5 lojas), Casa da Pintura (2 lojas) e Bigaçu (2 lojas), redes localizadas em Florianópolis, Biguaçu e São José, respectivamente. Além disso, a marca converteu duas unidades que eram franquias e passaram a ser lojas próprias, nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú. O investimento feito para essas aquisições foi de R$ 10 milhões e levou cerca de um ano para ser concluído.

Já no Nordeste, a empresa tem como meta abrir, só em Fortaleza, 10 unidades em 2023. Segundo a equipe de expansão, a expectativa para os próximos anos é chegar a 200 unidades da rede no Nordeste. Só o estado do Ceará tem um potencial de venda de 26 milhões de litros de tintas imobiliárias por ano.

O novo franqueado do Rio de Janeiro

Renato Costa é o primeiro franqueado da marca no Rio de Janeiro. Morador de Campo Grande e apaixonado pelo seu bairro, essa é a sua primeira franquia e está muito seguro da sua escolha, pois vê no empreendimento um negócio muito promissor. “Optei pelas Tintas MC depois de pesquisar muito e ver que esse produto (a tinta) é consumida em todas as residências, independente da classe social”, explica o empresário.

Com uma loja de 400 metros quadrados, entre área de atendimento e estoque, Renato espera recuperar o seu investimento de R$ 400 mil, em até 24 meses. Essa projeção do empresário também está baseada nos dados da Firjan que afirmam que os setores de petróleo, gás e construção civil estão impulsionando o crescimento do PIB fluminense. Só o segmento de construção civil do Rio de Janeiro também continuou sendo influenciado pelos investimentos em obras e infraestruturas, registrando avanço de 5,3% no acumulado do ano até março de 2023.

E para conquistar o público local, Renato tem programado diversos treinamentos/cursos para pintores e arquitetos, que terão a oportunidade de conhecer toda a gama de produtos oferecidos pela loja, além de técnicas de pintura e tendências de cores. “Esses eventos acontecerão periodicamente e sempre gratuitos”, garante Renato.