Test-drive de franquias: uma boa oportunidade para franqueado e franqueador se conhecerem

Ninguém compra um carro sem antes fazer um test-drive. Então, por que assinar um contrato de franquia sem experimentar o dia a dia da empresa antes de fechar o negócio? Felizmente, algumas redes já oferecem esse benefício.

Normalmente, o test-drive nada mais é do que o candidato passar um dia inteiro na operação, da abertura ao fechamento, acompanhando todos os processos. É uma oportunidade para ele conhecer a gestão da equipe, a prospecção, o atendimento aos clientes, enfim, absolutamente tudo o que faz parte do cotidiano de uma unidade franqueada.

É a oportunidade ideal para o candidato entender os desafios diários da operação e avaliar se realmente quer entrar naquele negócio, deixando de lado os mitos e supostas fantasiadas que ele pode fazer antes de sentir na pele como tudo funciona. Ele deve aproveitar a oportunidade para tirar todas as suas dúvidas, prestar muita atenção aos detalhes e, principalmente, ver se é isso mesmo que ele deseja como sua rotina a partir do fechamento do contrato.

Por outro lado, o test-drive também é muito importante para o franqueador. Quando vê o candidato com a “mão na massa”, ele pode avaliar mais de perto o seu perfil, considerando se realmente ele se adequa aos requisitos desejados pela marca. Como detém a experiência do negócio, o franqueador consegue observar claramente o comportamento do candidato, principalmente suas habilidades técnicas e comportamentais, que são muito mais importantes que o investimento necessário para iniciar o negócio.

Logicamente, um dia na operação pode revelar muitas informações confidenciais da empresa, o que deve ser considerado pelo franqueador. É claro que ele não pode esconder ou omitir informações relevantes, mas também precisa tomar certos cuidados a fim de não ser vítima de espionagem empresarial, por exemplo. Por isso, o test-drive precisa ser muito bem pensado e estruturado para que a experiência seja muito bem aproveitada para ambos os lados.

Aqui na SEDA Intercâmbios, os candidatos encontram no test-drive um ambiente seguro e confiável para se imaginarem no dia a dia da operação do seu próprio negócio. Eles acompanham todo o processo e esforços da marca na captação dos alunos, nos argumentos de venda e, logicamente, das decisões estratégicas que precisam e devem ser tomadas para o bom desempenho da unidade.

No fim, o maior benefício do test-drive é evitar as surpresas indesejáveis tanto para o franqueador quanto para o franqueado. Entendemos que a relação entre as duas partes é extremamente importante e interdependente. O sucesso de um, depende do sucesso do outro.