Expandir também na região Sudeste é o sonho de franqueadores de diversas marcas e, claro, não é diferente para Leila Oda, fundadora da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, que vem sendo considerada a primeira rede de franquias de orgânicos 100% certificados do país.
A expectativa da empreendedora, cuja companhia tornou-se franquia no final de 2015, é chegar ao fim de 2016 com 20 unidades entre abertas e contratadas, o que representa um investimento total de R$ 4,8 milhões. Por isso, a marca tem investido em feiras de negócios do segmento de franquias para levar a marca ao conhecimento das pessoas e consolidar a rede no mercado de atuação.
A marca participa pela 1ª vez da 26ª FRANCHISING FAIR SUDESTE, que acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, no ExpoMinas, em Belo Horizonte/MG. Atualmente, a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis contabiliza 15 unidades comercializadas: são 6 lojas em Goiânia (GO), 2 no Distrito Federal (DF), 1 em São Luis (MA), 3 no Rio de Janeiro (RJ) e 2 na capital e interior do estado de São Paulo. “A meta é ter 15 operações da Terra Madre no estado de Minas Gerais, entre capital e cidades do interior, no total”, afirma Leila Oda.
De acordo com Hugo Cezar, Gestor de Negócios da Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis, o franqueado ideal para a marca é o investidor que reúne características como identificação com um modelo de vida saudável e de bem-estar, disponibilidade para acompanhar o negócio de perto, noções de gestão, disponibilidade para acompanhamento de treinamentos, além de gostar de lidar com pessoas, ter disciplina e querer crescer com a rede. “Isso não significa que só entrarão na rede interessados que tenham um modelo de vida super saudável. A vontade de seguir e colocar em prática esse conceito e filosofia são importantes para que a pessoa goste e vivencie com prazer o dia a dia do negócio”, avalia Cezar.
O investimento inicial para abertura de uma franquia Terra Madre vai de R$ 190 mil a R$ 250 mil. A variação acontece de acordo com as peculiaridades de cada localidade e ponto. O faturamento médio mensal está estimado em R$ 120 mil, com retorno do investimento entre 24 e 36 meses. A expectativa de Cezar é de que a Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis alcance, neste ano, um faturamento pelo menos três vezes maior, na comparação com 2015, e que cada unidade registre vendas 20% superiores às da unidade modelo.
Entre os diferenciais oferecidos pela marca, além claro, da comercialização de orgânicos certificados, está o mix de produtos, composto por mais de 200 marcas e 3 mil itens; o Cantinho da Conveniência, existente em todas as lojas, com quitutes sempre fresquinhos e saudáveis, salgados ou doces, para aqueles que querem fazer um lanche rápido sem perder a qualidade; e a Feirinha de Orgânicos, que acontece às terças-feiras e aos sábados, com frutas, verduras, legumes, carnes e peixes.
“Isso é parte de um projeto de crescimento maior e bem planejado, para o qual prevemos 75 lojas em operação em cinco anos. Desde o início da Terra Madre havia essa proposta de tornar a marca franqueável. Realizamos um trabalho sem atalhos e planejado para alcançarmos um padrão excelente de franquia. Fomos movidos por nossa missão de levar saúde e bem-estar ao maior número de pessoas possível e participar de eventos como esse colabora para que as nossas metas sejam alcançadas”, finaliza o executivo.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito