No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Tea Shop está lançando embalagens 100% biodegradáveis para os seus mais de 130 chás e infusões. A maior e mais especializada rede de chás do país com 36 lojas passará a embalar as folhas para os clientes em pacotes de 50, 100, 250 e 500 gramas, produzidos com duas camadas de materiais: a interna é de PLA, um composto orgânico feito a partir do amido de milho, mandioca ou cana-de-açúcar com características semelhantes às do plástico para manter o frescor e as propriedades das folhas; e a camada externa é de papel kraft, fabricado a partir de vários tipos de fibras de celulose e sem passar pelo processo químico de branqueamento.
A novidade vai substituir as antigas embalagens usadas pela rede, que continham três camadas – papel, plástico e alumínio – e não eram biodegradáveis. “A iniciativa faz parte de um movimento mundial da Tea Shop chamado Green Inspiration, que engloba projetos para reduzir o uso de plástico e trabalhar com fornecedores comprometidos com a preservação da biodiversidade”, explica o CEO da marca no Brasil, Michel Bitencourt. “Além de fazer bem à saúde, nossos chás se propõem a fazer bem ao planeta”, acrescenta. Com matriz em Barcelona, a Tea Shop tem 100 lojas em cinco países – além de Espanha e Brasil, está presente em Portugal, Itália e Argentina.
Na Tea Shop, as mesclas são vendidas a granel – mais sustentáveis por não passarem pelo processo de industrialização do sachê, por exemplo – e expostas em latas para manter o aroma e o frescor, compondo prateleiras douradas que dão um aspecto visual único à loja. As folhas vêm das principais regiões produtoras do mundo e contêm selos internacionais que identificam a procedência e a adoção de técnicas sustentáveis de cultivo nos países de origem. As operações no Brasil ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Maceió, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha (ES), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS).