O segmento de alimentação é o segundo maior consolidado dentro do mercado de franchising brasileiro, sendo responsável pela movimentação de mais de R$ 32 milhões em faturamento em 2021, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Com a chegada da Covid-19, o segmento sofreu redução drástica das vendas presenciais, devido às restrições impostas pelo poder público. Entretanto, alguns players do setor foram capazes de se adaptar com agilidade, aproveitando para aumentar as vendas por canais que necessitam de menor contato entre funcionários e clientes, como retirada, delivery e drive-thru. Estas modalidades de vendas apresentaram crescimento mesmo diante do cenário da pandemia e os restaurantes mais adaptados a elas serão os principais protagonistas na retomada do crescimento do mercado gastronômico brasileiro.
Outra forte tendência do setor alimentício, que continuará ainda mais presente no cenário pós-pandemia, será a preferência por alimentos mais leves e saudáveis, como é o caso da culinária japonesa.
Foi pensando justamente nessa mudança do comportamento dos brasileiros, que a Tantô Temakeria resolveu expandir os negócios. A marca criada há 10 anos pelos empresários Marcelo Verdi e Danilo Adamek, com sede em São José do Rio Preto (SP), cidade celeiro de novos empreendimentos no franchising. Após análise minuciosa do mercado os empresários entenderam que agora era a hora de ampliar a atuação para outras localidades.
Alimentação saudável
Com ampla variedade de pratos de alto padrão e um ambiente despojado e moderno, a Tantô foi um sucesso desde o início. Apesar de ser especialista na tradicional culinária japonesa, a estratégia de branding é de se posicionar como uma marca arrojada e moderna. Entretanto, o espírito ousado não se limita ao marketing e permeia toda a estratégia corporativa da corporação.
Entre os benefícios da culinária japonesa, Marcelo Verdi explica que os ingredientes usados estão a frente aos demais tipos de gastronomia como a presença do ômega 3, que promove a melhorias no sistema cardiovascular; ação antioxidante, que ajuda a controlar as toxinas do organismo; alto teor proteico, o qual auxilia no ganho de massa muscular; baixo teor de carboidratos, que estimula a perda de peso.
No cardápio da Tantô estão porções de sushis, pratos quentes, pratos frios, sobremesas e drinks, além é claro, do carro-chefe da franquia que são os temakis, que representam em média 60% das vendas.
Modelo de negócio
A Tantô oferece quatro modelos de negócios, além de ser pioneira nos modelos drive-thru e fast casual deste tipo de gastronomia:
Delivery: como a denominação sugere, é um estabelecimento de serviço de alimentação que oferece apenas comida para entregas. Essa modalidade não exige fachada, pois não recebe clientes na loja. Este tipo de venda vem crescendo de forma agressiva há alguns anos, sendo ainda mais impulsionado pela pandemia, atendendo aos clientes na comodidade de seu trabalho ou casa, não ocorrendo contato físico entre colaboradores e clientes. Esse modelo será ainda mais promissor nos próximos anos. Negócio solicita investimento inicial de R$ 145 mil (incluso taxa de franquia, mais capital de giro, estoque e gastos com instalação), com faturamento bruto médio de R$ 69 mil mensal, e lucro líquido de 14%. É necessário uma área mínima de 46 metros quadrados e apenas três funcionários. O retorno do investimento é previsto em 18 meses.
Fast casual: O conceito desse modelo vem se popularizando cada vez mais no mercado gastronômico norte-americano e também já chegou com força no Brasil. Esta modalidade consiste em unir boa comida, regada a produtos de boa qualidade e produção cuidadosa, à casualidade do fast food, onde o cliente faz o pedido no caixa, pega uma senha e retira no balcão. Este vem ao encontro de conceitos muito valorizados pelo público-alvo dos restaurantes japoneses (majoritariamente, entre 20 a 40 anos), como conveniência, praticidade e qualidade. Através de uma operação mais simples e cardápio mais enxuto, este modelo oferece praticidade e, ao mesmo tempo, qualidade. Necessário investimento inicial de R$ 233 mil, com retorno do investimento previsto em 17 meses. O negócio possibilita faturamento bruto de R$ 110 mil, e lucro líquido de 17%, além de ser indicado para área de 58 metros quadrados, com até cinco funcionários.
Standard: Este é o modelo clássico de slow food. Com um atendimento mais intimista, excelentes drinks, maior variedade e apresentação mais elaborada dos pratos, preparação minuciosa e impecável apresentação. Conta com o ambiente perfeito para curtir momentos de lazer e colocar o papo em dia. Nesse formato é necessário investimento inicial de R$ 300 mil, para área de 105 metros quadrados e oito funcionários. O negócio possibilita faturamento bruto mensal de R$ 158 mil, e lucro líquido de 12,8%, com retorno do investimento estimado em 20 meses.
Drive-thru: É um tipo de serviço no qual não é preciso que o cliente desça de seu veículo para receber seus produtos e realizar o pagamento. Até então, nenhum empreendimento de culinária japonesa tinha se aventurado nesse modelo de forma realmente funcional. A combinação entre comida saudável e atendimento rápido só foi possível devido ao desenvolvimento de uma operação organizada e bem sincronizada, que possibilita a preparação minuciosa e ágil dos pratos. Para este modelo é solicitado investimento inicial de R$ 344 mil (incluso taxa de franquia, mais capital de giro, estoque e gastos com instalação). O faturamento médio mensal é estimado em R$ 206 mil, com prazo de retorno em até 15 meses. O negócio é ideal para áreas de 112 metros quadrados, com a necessidade de dez funcionários.
Perfil do franqueado
O franqueado é o responsável direto pelo dia a dia da operação do negócio. Ele pode optar por trabalhar com ou sem gerente. Já o papel da franqueadora entra para dar o know-how, treinamento e suporte para o franqueado.
Verdi ressalta que para empreender neste tipo de negócio é necessário ter características como espírito empreendedor; identificação com o segmento; vontade de crescer profissionalmente; adequação a regras e padrões, e facilidade de trato com o público.
Suporte e treinamentos
O interessante de empreender no setor de franchising é a possibilidade de contar com o suporte da franqueadora, capaz de identificar o que dá certo ou não para o modelo de negócio, identificando falhas, diminuindo o risco do empreendimento.
Para auxiliar os franqueados no alcance e manutenção do padrão de qualidade de produtos e processos exigidos pela rede, no suporte oferecido pela Tantô está o treinamento na loja matriz por quatro dias, e na unidade franqueada por três dias antes da inauguração da loja.
Além disso, o gerente de expansão acompanhará presencialmente a primeira semana de operação para auxiliar a equipe. Após esse período, haverá visitas periódicas a cada três meses, e sempre que o franqueado e a rede achar necessário. Já as receitas elaboradas e originais da marca serão transferidas para os franqueados através de treinamentos, homologação de fornecedores criteriosamente escolhidos pela franqueadora.
Expansão dos negócios
Com uma unidade própria, o modelo de negócio da Tantô é ideal para cidades acima de 60 mil habitantes. Segundo Verdi, a meta é alcançar ao menos 10 franquias até o final deste ano. Para isso, a rede adotará a estratégia de crescimento em espiral, nesse primeiro momento, para que os investidores fiquem mais próximos à matriz.
“Acreditamos que para nós que estamos entrando no franchising essa é a forma mais segura para começar o trabalho de expansão para crescer gradativamente, e assim, evitar altos custos”, finaliza o empresário e diretor comercial da Tantô Temakeria, Marcelo Verdi.