Suporte é o grande diferencial do mercado de franquias

A SMARTCOMM oferece acompanhamento permanente por meio de sistema de gerenciamento e estratégias operacionais

O mercado de franquias tem se mostrado cada vez mais atraente e uma das melhores opções para quem sempre pensa em ter o próprio negócio. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o mercado brasileiro é um dos mais estáveis e apresenta um crescimento contínuo. Em 2020 o setor faturou R$ 167,187 bilhões, no ano passado foram R$ 185,068 bilhões, um crescimento de 10,7%. A expectativa é que em 2022 o faturamento do setor passe dos R$ 201 bilhões.

O sucesso da franchising se deve, em parte, ao fato de que quando a pessoa entra nesse ramo não começa do zero, o investidor tem à sua disposição toda a experiência, conhecimento e vivência de uma marca consolidada no mercado. Portanto, o suporte acaba sendo o grande diferencial nesse mercado de franquias. “Essa base deve ser de qualidade para garantir um bom desempenho e manter a visibilidade da marca”, explica Anderson Lucila, CEO da SMARTCOMM, rede de franquias especializada em comunicação inteligente.

Suporte de qualidade

O suporte ao franqueado é um tipo de auxílio fundamental para que o empreendedor adquira as habilidades necessárias para a gestão do negócio e, acima de tudo, tenha sucesso. “São experiências que darão segurança e ajudarão na independência do franqueado”, afirma Lucila.

Com essa ajuda, até mesmo aquele empreendedor menos experiente não terá dificuldade para lidar com o negócio no dia a dia. Porém, é preciso saber quais os tipos de suporte oferecidos por cada franquia antes de investir. Não adianta ensinar o básico, é preciso ajudar o empreendedor a crescer, já que essa evolução vai refletir diretamente na marca.

A SMARTCOMM repassa aos franqueados as ações mais eficientes para o desenvolvimento do negócio. “É essa orientação que vai direcionar o trabalho do empreendedor e evitar que ele faça escolhas erradas”, diz o CEO da SMARTCOMM.

Lucila reforça que, da mesma forma, a franqueadora também conta com a experiência adquirida com as outras unidades. Por isso, está em constante evolução, repassando aos franqueados as ações mais eficientes para o desenvolvimento do negócio.

A SMARTCOMM preza pela qualidade do suporte, oferecendo acompanhamento permanente da operação da franquia através de sistema de gerenciamento. Anderson Lucila diz que os franqueados recebem treinamento para conhecer o mercado no qual vão atuar, entender como funciona a operação da franquia e como realizar as melhores ações de marketing para sua unidade.

A estrutura de suporte da SMARTCOMM vai além do primeiro atendimento, desde a entrada da franquia na rede oferecemos um suporte operacional que acompanha a franquia, criando um projeto personalizado para que ela se desenvolva da melhor forma possível, atingindo seus objetivos e consequentemente os objetivos da franqueadora também. Este acompanhamento é constante, fazemos questão de estar próximos ao franqueado para que a operação da franquia aconteça de forma tranquila e padronizada.

Temos também o suporte técnico que é oferecido em tempo real ao franqueado para esclarecimento de dúvidas em relação a utilização da plataforma e envio das nossas soluções. A equipe de desenvolvimento e TI também está sempre alerta e pronta para ajudar nas questões mais complexas e que necessitam de aperfeiçoamento técnico. Nossas soluções passam por melhorias contínuas, buscando atender da melhor forma possível a necessidade dos nossos clientes e estar sempre atualizadas em relação ao mercado de tecnologia.

Atualmente, a rede conta com 36 unidades franqueadas e uma própria, distribuídas em nove estados brasileiros (Pará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Para 2022, a franquia quer alcançar 300 unidades e conquistar faturamento de R$ 15 milhões.