Sugestão de Pauta: Limpeza e Conservação é o segmento que mais cresceu no Franchising no 1º tri de 2025

Dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que no primeiro trimestre deste ano, as redes de franquias registraram um avanço de 8,9% na receita em comparação ao mesmo período de 2024, atingindo R$ 65,967 bilhões. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor apresentou um crescimento ainda mais expressivo, de 11,2%, com faturamento superior a R$ 278 bilhões.

Além disso, a pesquisa trimestral da ABF também indicou crescimento da receita em todos os segmentos elencados pela entidade. O de Limpeza e Conservação, por exemplo, foi o que apresentou a alta mais expressiva, de 16,3%, frente ao mesmo período do ano passado. A intensa demanda por serviços de limpeza; o aumento dos modelos de lavanderias de autosserviço, que acompanhou a mudança de comportamento dos consumidores (especialmente do público mais jovem), buscando mais praticidade, conforto e experiência; a redução dos espaços de moradia, da contratação e da menor disponibilidade de trabalhadores domésticos são fatores que explicam esse crescimento.

Case de franquia de Limpeza e Conservação
No ranking de 50 maiores franquias, divulgado também pela ABF, a 5àsec ocupa a 35° posição, sendo a primeira lavanderia da lista. Com mais de 580 operações, a rede cresceu 4,3% em relação ao ano de 2023. Com 30 anos de operação no Brasil, país que abriga a maior operação da marca, a rede continua sendo lider no setor de lavanderias, um dos que impulsionou o segmento de Limpeza e Conservação no franchising brasileiro.

Hoje, a 5àsec e a LavPop, focada no modelo de autosserviço, pertencem a holding de franquias chamada Grupo FRoth, fundada e presidiada por Fábio Roth. Seguindo o bom momento deste mercado, o plano de expansão da marca para este ano visa ultrapassar os 600 pontos de venda em todo o território nacional. Crescendo em número de operações e em faturamento nos últimos anos, em 2024, por exemplo, o grupo inaugurou 44 pontos de venda em todo o Brasil, sendo 28 da marca LavPop e 16 da francesa 5àsec, o equivalente a um crescimento de 19% no número de lojas.

Segundo o CEO da holding, Fábio Roth, a mudança de hábito do brasileiro e a democratização dos serviços de lavanderias são fatores que impulsionaram o crescimento da marca. “Nos últimos anos, percebemos que a população enxergou valor neste mercado, principalmente em termos de praticidade e eficiência, além de ganhos no que diz respeito ao bem-estar e a ter mais tempo livre para o lazer. Com isso, houve uma transformação no público que frequenta as operações, permitindo um aumento no faturamento, no número de peças processadas e na implantação de novas operações. Hoje, a expansão do grupo é feita por meio das marcas 5àsec e, a mais recente, LavPop by 5àsec. Em 2024 processamos mais de 11,8 milhões de peças para diferentes consumidores.”, declara o executivo.

Para seguir líder e referência do setor de lavanderias, a empresa visa expandir pelo Brasil. O objetivo neste ano é aumentar a capilaridade no interior do país e em bairros das capitais dos estados para a 5àsec. Para isso, são esperados ao menos 40 pontos de vendas para 2025. Para quem deseja ingressar na rede, há diferentes modelos de negócio, com investimento inicial a partir de R$ 185 mil para abrir uma LavPop e a partir de R$ 195 mil para uma unidade da 5àsec.