A Subway® ocupa o décimo lugar no ranking “Top 100 Global Franchises”. Uma posição muito alta em um dos setores mais competitivos que operam sob o modelo de franquias. Com 2.122 restaurantes no Brasil e poucos dias depois de abrir o primeiro restaurante Fresh Forward no país, a marca sabe claramente que transformação é evolução e exige que pensemos além do convencional em um negócio em que há ainda muito espaço para inovação.
Mas do que se trata essa transformação? Joe Tripodi, CMO Global da Subway®, explica. “Precisávamos injetar mais energia juvenil, sermos mais corajosos. Os consumidores recebem milhares de mensagens todos os dias. É cada vez mais difícil atingir a Geração Z e os Millenials, e a marca não poderia se dar ao luxo de que sua publicidade se convertesse em paisagem”, completa o executivo.
Joe Tripodi, que foi vice-presidente executivo e diretor de marketing e vendas da Coca-Cola, juntou-se ao time da Subway® em dezembro de 2015 no cargo de diretor de marketing global, como uma estratégia da empresa para evoluir, inovar e melhorar.
Uma das principais mudanças na personalidade e no tom de voz da marca surgiu durante os últimos Jogos Olímpicos de Inverno, nos quais a Subway® lançou uma nova campanha com o lema: “Make It What You Want”. Esta é uma estratégia que visa mostrar que a Subway®, mais do que uma rede de fast-food, representa um estilo de vida. E queremos fazer isto de duas maneiras: incentivando um estilo de vida saudável e através da música, exaltando a customização que o menu oferece.
“Acreditamos que mostrar um estilo de vida ativo e vibrante se encaixa muito bem com o legado da nossa marca e nossa tradição de uma alimentação saudável. Por outro lado, a música é um meio poderoso para exaltar a nossa mensagem-chave: a customização e a possibilidade de escolha que todo mundo tem. Com esta campanha, queremos destacar esse atributo de uma forma mais poderosa e impactante”, diz Tripodi.
“Qualquer modernização e transformação de uma empresa é acompanhada de uma compreensão do cliente. E o cliente da Subway® quer um sanduíche nutritivo a um preço acessível. Por isso, é importante entender que o preço é o que você paga, mas o valor é o que se obtém. Acreditamos que temos muitas dimensões para nossa marca, seja pela nossa vasta presença ou grande variedade de opções: esse tipo de escolha é valioso. O fato de que você tem a opção de esquentar seu sanduíche ou de comer cookies assados diariamente no restaurante, várias opções diferentes de molho, etc. Todas estas possibilidades criam um valor”, diz Tripodi.
Tantas mudanças e novas estratégias podem desgastar uma empresa, mas a Subway® tem certeza de que é hora de dar um salto na direção certa e continuar a avançar. “Trata-se da melhoria contínua. Quando você dá um passo atrás, levanta seus pés e relaxa, isto é o começo do fim. A complacência e a perda de relevância são coisas que destroem muitas marcas: perder essa conexão emocional”, concluiu Joe Tripodi.
A Subway® não tem medo de continuar inovando e criando estratégias que prometem mudar o setor de alimentos no mundo e no Brasil. Grandes novidades que estão surgindo vão mudar a maneira como compreendíamos não só o menu da Subway®, mas a experiência de visitar esta rede de restaurantes.