SUAV leva pela primeira vez modelo de negócio para a Expo Franchising ABF Rio

O setor de franchising tem despontado com um cenário muito promissor para quem busca abrir negócio próprio. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou crescimento de 5,9% no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. A receita passou de R$40,734 bilhões para R$43,122 bilhões e o estado do Rio de Janeiro faz parte desse crescimento ocupando o segundo maior mercado no franchising. O número de marcas no estado do Rio de Janeiro cresceu 15% somente nesse segundo trimestre em comparação com o mesmo período analisado do ano passado, atingindo o patamar de 824 redes que operam em todo território fluminense. Já o número de unidades subiu 10%, com 11.133 pontos de vendas em operação.

Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no estado são Alimentação (32,7%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,6%) e Moda (13,6%).

E é com esse cenário que a SUAV (rede com foco em serviços de estética express) busca captar leads na capital carioca durante a 13ª Expo Franchising ABF Rio, que ocorrerá de 12 a 14 de setembro no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Com cinco modelos de negócio, a franquia aposta no seu modelo mais enxuto, por oferecer baixo custo de investimento e operação. “Acreditamos que o modelo de Sobrancelhas atrairá muito a atenção por ser um dos mais baratos do mercado”, afirma Diogo Cordeiro de Oliveira, diretor executivo da SUAV. Para esse modelo de negócio é necessário investimento inicial de R$69.900, já incluso taxa de franquia, instalação e capital de giro. O faturamento (bruto) mensal gira em R$20 mil e o dinheiro investido pode ser recuperado em até 24 meses.

A franquia oferece o serviço de design de sobrancelha com técnica exclusiva de visagismo – que estuda o rosto – garantindo um resultado ainda mais satisfatório e perfeito para as clientes. A procura por esse serviço representa 20% das vendas para os franqueados SUAV e pode ser aberta uma loja em área de apenas 20m2.

A Expo Franchising ABF Rio receberá cerca de 30 marcas com modelos de negócios mais enxutos. De acordo com a ABF, as microfranquias vêm mantendo um ritmo de crescimento superior à média geral do setor. Esta modalidade cresceu 8% entre 2017 e 2018 em número de redes, saltando de 545 para 589 no período. O segmento com maior número de microfranquias é o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, seguido de Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços Educacionais.

“Muitos investidores que estão em busca de abrir negócio próprio procuram por negócios rentáveis e que exigem baixo capital e estrutura menor e compacta. Isso vem de encontro com o que temos a oferecer no mercado”, enfatiza Diogo.

Franquia de beleza barata

Além do serviço de sobrancelha, a SUAV oferece também o de depilação a cera – carro-chefe da franquia, esmalteria e fotodepilação, com investimento que pode chegar a R$131.200,00, conforme o modelo de negócio.

Considerada a maior franquia de estética express em número de unidades em Belo Horizonte (MG) – cidade berço da marca – a rede soma 22 unidades em operação distribuídas por outros estados como Mato Grosso, Goiás, Bahia, Acre, Pará e Paraná.

A SUAV já conta com operação no Rio de Janeiro, no bairro Copacabana, inaugurada neste ano. Em breve será implantada unidade em Ipanema. “Cidades acima de 200 mil habitantes estão no nosso radar para abertura de unidade, seja loja de rua, shopping center ou store in store”, diz o diretor executivo que busca abrir até 2020, dez unidades no estado do Rio de Janeiro.

A marca oferece serviços express sem a necessidade de agendar horário, ideal para mulheres economicamente ativas que não conseguem marcar horário no salão, além ainda de poder contar com mais de um tipo de serviço na mesma estrutura, economizando tempo do cliente e aumentando o faturamento do franqueado.