Startup de mercado cresce mais de 400% no Brasil ao apostar em um modelo ancorado na honestidade

Com objetivo de levar praticidade a vida do consumidor, as estações de autoatendimento da Honest Market Brasil estão localizadas em ambientes corporativos, residenciais, universidades e até hospitais

Em meio as diversas atividades rotineiras do dia a dia, a praticidade vem conquistando as pessoas. Afinal, quem não deseja otimizar tempo através de negócios inovadores? Antes da startup Honest Market Brasil, fundada em 2020, ir ao mercado poderia ser uma tarefa difícil, uma vez que, a fila e os atendimentos terceirizados, na maioria das vezes, atrasam nossos planos. No entanto, a franqueadora chegou para transformar este cenário e gerar um impacto positivo no país.

Localizada em condomínios, ambientes corporativos, universidades e até hospitais, o empreendimento baseado na honestidade, busca otimizar o tempo da sociedade, vendendo produtos para consumo imediato.

Fundada pelos sócios Murilo Specchio (responsável pela expansão comercial da empresa), Ana Paula Moraes (gerente geral) e Gustavo Sartott (gerente de operações), o desenvolvimento da marca vem surpreendendo positivamente. Com pouco tempo de operação, já são mais de 100 franqueados, o que garante o sucesso da ideia, que nasceu na Austrália, em 2013. Durante uma viagem ao país, Murilo vivenciou uma experiência que o impactou, tendo realizado uma compra através do self-checkout (autoatendimento), modalidade em que o próprio consumidor é responsável pela leitura dos códigos dos produtos e pagamento, sem interferência de atendentes . Desde então, o empresário passou a estudar a melhor forma de aplicar o conceito no Brasil.

No primeiro momento, a empresa validou esta metodologia através de refeições ultracongeladas disponibilizadas em ambientes corporativos. Até que, dois anos atrás, lançou-se a Honest Market Brasil.

Em meio a pandemia da Covid-19, o modelo de conveniência ampliou ainda mais o interesse das pessoas, pois era preciso o isolamento social. Com isso, mais do que “ganhar” tempo, comprar em um local em que você mesmo realiza todas as etapas, sem precisar contatar outras pessoas, se tornou uma questão de cuidado. Sem contar o crescimento do interesse dos condomínios residenciais, que prezavam em garantir a segurança e a comodidade dos seus moradores.

Foi então, no ápice do contágio, que as metas começaram a ser batidas com muita rapidez e o ciclo começou a se repetir com velocidade. “Durante este hiato das atividades, que a grande maioria viveu, nos sentimos aquecidos em saber que estávamos proporcionando uma compra segura aos clientes dos nossos franqueados. O nosso objetivo é facilitar as compras pontuais, sem que as pessoas precisem se deslocar para outros endereços ou até mesmo, aguardar o delivery por um produto de consumo imediato”, explica Ana Paula Moraes.

Garantindo ainda a segurança dos consumidores, a Honest Market Brasil oferece aos franqueados uma lista de produtos homologados de marcas renomadas como Nestlé, Pepsico, Mondeléz, Ambev, Kibon, dentre outras, além de também conceder a liberdade e flexibilidade para adaptação a mercadorias locais, como exemplo, a venda de chimarrão no Sul do País. Faz parte também do portfólio oferecido categorias como bebidas alcoólicas e não alcoólicas, refeições congeladas, mercearia, biscoitos, doces, salgadinhos, itens de home care e cuidados pessoais.

Como funciona:

Normalmente, as estações ficam instaladas dentro de condomínios residenciais, academias e empresas privadas, funcionando as 24 horas do dia. Os produtos ficam expostos sem restrição alguma, onde o próprio consumidor escaneia o código de barras no leitor do totem ou por aplicativo, e faz o pagamento, processo conhecido como (self-checkout). Sendo assim, não há necessidade de nenhum tipo de interação com humanos.

Os sócios:

Responsável pela expansão comercial e growth da Honest Market Brasil, Murilo Specchio é graduado em administração de empresas, com especialização em marketing e finanças. Antes de empreender na Honest Market BR, ele fundou também outra empresa ligada ao mercado de confiança e consumo de alimentos saudáveis, empreendendo na área desde 2017.

Ana Paula Moraes é Gerente Geral da Honest Market Brasil. Graduada em administração pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), com carreira focada na área de marketing, passou por empresas como Intelbras e esteve por 7 anos como gerente de marketing da Hamilton Beach Brands, marca americana de eletroportáteis e equipamentos para restaurantes.

Para completar o time, Gustavo Sartott é gerente de operações e cofundador da Honest Market Brasil. Graduado em direito, ele atua na área jurídica há 14 anos, além de ter empreendido em segmentos diversos como bebidas e na área médico-hospitalar. Na Honest Market Brasil, além da área de operações é responsável pelo setor jurídico e de parcerias da empresa.