Há um ano, o Spoleto largou mais uma vez na frente da concorrência apresentando seu novo conceito, intitulado Minha Cozinha Italiana (MCI). O projeto, que vai de vento em popa, consiste principalmente na apresentação de uma culinária ainda mais italiana, com produtos frescos e de maior qualidade e na mudança da identidade visual dos restaurantes.
Hoje são 65 MCIs em operação em 14 estados, o equivalente a 18,4% da rede, sendo 37 convertidos (que migraram do modelo antigo para o novo) e 28 novos (que estrearam na franquia ao longo deste ano). A marca estima crescer anualmente em torno de 7,7% com o novo modelo e aumentar em 6,7% o fluxo dos clientes. Para 2018, a projeção é abrir 18 novos restaurantes e converter 85. Por se tratar de um processo de transformação, o Spoleto estima a conclusão nos próximos três anos – prazo para as 357 unidades serem totalmente repaginadas.
O investimento é a partir de R$ 495 mil para novas unidades e cerca de R$ 150 mil para a conversão das já existentes. Para facilitar na reforma dos restaurantes, a rede oferece condições especiais de financiamento* através de parcerias com alguns bancos para ajudar o franqueado na conversão das unidades.
Otimista, a diretora geral do Spoleto Viviane Barros ressalta que as novas unidades, quando comparadas com o resultado geral da rede, surpreendem as expectativas.
– Ao analisarmos os resultados reais, o novo modelo está apresentando 11% de crescimento de faturamento e 9,3% de aumento no número de clientes atendidos. Com o MCI, resgatamos acima de tudo os valores de uma gastronomia bem feita e elaborada, que explora com maestria tanto os ingredientes típicos e simples do dia a dia, como os mais sofisticados. Podemos afirmar que iniciamos uma nova era na história do Spoleto – dispara a executiva.
Pegada gastronômica
Na pista fria entram ingredientes típicos da Itália, preparados diariamente nos próprios restaurantes da casa, diminuindo consideravelmente as opções industrializadas. Os pratos passam a ser finalizados com itens adicionais gratuitos, tais como queijo parmesão ralado na hora, azeite de trufas e crema di balsâmico. E, entre os adicionais pagos, aparecem presunto de Parma, mussarela de búfala, camarões especiais, tiras de frango marinadas e polpetone.
Recentemente, foi inaugurada a Universidade de Culinária Spoleto, onde a cada quatro meses os gerentes-chef de cada restaurante no modelo MCI passam por dois dias de capacitação em culinária e gestão de pessoas. Além disso, os gerentes de todos os restaurantes da rede estão sendo capacitados em prol da gastronomia por meio do projeto MASSIMA*, aumentando a sinergia com os chefs e oferecendo um melhor atendimento ao cliente.
*PROJETO MASSIMA:
O MASSIMA oferece aos funcionários da rede a oportunidade de conhecer todas as etapas do dia a dia do restaurante. É inspirado no projeto “Cinco mil corações felizes”, que motiva e estimula os gerentes dos restaurantes para o desenvolvimento e desafios diários como liderança, marketing e finanças, além de capacitá-los a se tornarem chefs de gastronomia.
Os chefs executivos Gianni Carboni e Andrea de Sá Conceição cuidam de perto do projeto e se dedicam durante um dia inteiro com foco na culinária. Além de todo esse embasamento, o gerente que mais se destaca ganha uma viagem à Itália para se inspirar diretamente na fonte onde nasceu o Spoleto.
*FINANCIAMENTO:
Os bancos disponibilizam linhas especiais de crédito para as redes de franquias. Os prazos podem ser superiores a 48 meses e taxas que variam de TJLP+4,5% a.a a TJLP+6,8%, ou de 1% a 1,2% ao mês nas condições atuais de mercado. Como o Spoleto é parceiro de várias instituições financeiras, a avaliação do crédito de cada franqueado é feita por uma equipe diferenciada, que busca uma agilidade maior no processo.
O investimento em uma franquia é o que tem a menor taxa de mortalidade entre as empresas nesse cenário de instabilidade econômica. Para o interessado em se tornar franqueado da marca, o investimento inicial é a partir de R$ 495.000, não sendo permitido Financiamento para a primeira loja.
Spoleto & Trigo
Em 2017, o Spoleto obteve faturamento de R$ 443,2 milhões. Manteve-se como uma rede firme e consolidada no instável cenário econômico pelo qual o país passa. Encerrou o ano com 353 restaurantes espalhados por todo o Brasil (só não está presente no Tocantins, Mato Grosso e Sergipe), sendo 51 no novo modelo Minha Cozinha Italiana (MCI).
Para 2018, a projeção é alcançar 4,8% de crescimento em relação a 2017, 3,6% de aumento do número de clientes e 14% de lucratividade. E encerrar o ano com 357 unidades, sendo 110 no modelo MCI -31% da rede. Até 2020, estima chegar a 400 unidades no Brasil.
O Spoleto é a maior rede de alimentação do sistema TRIGO, que engloba o grupo Trigo Franquias – especializado em gestão de food service formado ainda pelas redes alimentícias Domino’s Pizza, Koni e Gokoni (culinária japonesa) -; o restaurante japonês Gurumê, distribuidora e fábrica próprias. Atualmente são 665 restaurantes (17 próprios e o restante franquias) espalhados por todo o país.
Há dois anos o sistema Trigo ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de faturamento. Para 2018, a projeção é crescer 14% de faturamento. A estimativa é inaugurar mais 73 restaurantes (18 da marca Spoleto; 49 da Domino’s; 4 do Koni, e 2 do Gurumê).