Sphere International School, do Grupo SEB, disponibiliza novo modelo de franquias para investidores

Com plano de expansão que prioriza a qualidade do ensino, a rede de escolas internacionais projeta aumentar raio de atuação nos próximos anos com opções de unidades menores e com menor investimento

A Sphere International School , rede de escolas inovadoras e internacionais, que faz parte do Grupo SEB, disponibiliza um novo modelo de franquias, visando levar sua qualidade pedagógica e metodologia inovadora para mais cidades do Brasil.

O período da pandemia trouxe uma demanda ainda maior por escolas globalizadas, a rede recebeu investidores interessados em cidades que não estavam mapeadas e para chegar na proposta deste novo modelo, realizou análises de sua aderência pedagógica em espaços mais reduzidos e ao mesmo tempo, mais conectados e criativos. Sendo assim, conseguiu identificar algumas adaptações para poder levar o modelo Sphere para mais cidades e alcançar mais alunos que não sejam apenas os restritos às capitais ou grandes centros urbanos. “Educar por meio de experiências e proporcionar um ensino investigativo faz parte da missão da Sphere. Ampliar a acessibilidade e expandir, além dos grandes centros, também é nosso compromisso. Estudamos muito para chegar neste modelo e estamos muito felizes em proporcionar essa oportunidade a cidades, investidores e famílias”, afirma Ana Paula Seixas, diretora da Rede Sphere International School.

As principais alterações estão no projeto arquitetônico, que não deixa de seguir as tendências de escolas internacionais ao redor do mundo. Um dos exemplos é a sala de artes, que fica na sala de Educação Infantil, com uma varanda acoplada, proporcionando convivência e estimulando a criatividade. O mesmo acontece com a biblioteca, que deixa de ficar isolada e passa a fazer parte do espaço de convivência comum, em um ambiente para leitura compartilhado e muito mais divertido.

Outra novidade é o modelo escalável da escola, que agora pode começar apenas com a Educação Infantil e ir crescendo verticalmente a cada novo ciclo. As quadras, refeitório e áreas verdes, essenciais na proposta pedagógica da Sphere, se mantêm.

“Com essas alterações, conseguimos diminuir as dimensões do nosso terreno de 3000m² para 1200m², impactando em uma redução no valor de investimento, que nesta nova opção passa a ser a partir de R﹩4 milhões. É importante salientar que os modelos maiores, as flagships, continuam no portfólio da marca para as capitais e grandes centros, caso seja de interesse do futuro franqueado e tenha aderência à demanda local. Porém, flexibilizamos com a criação de um novo modelo para atendermos a essas cidades, investidores e famílias”, explica Ana Paula.

A rede Sphere International School vendeu no ano passado 5 unidades flagships, que serão inauguradas em 2022 com Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Já com o novo modelo, a marca está negociando no momento com vários investidores.
Neste novo conceito, os valores de implantação, que dependem do tamanho do terreno e da obra que será executada, tiveram uma redução significativa. Quanto às mensalidades, o modelo mais compacto prevê mensalidades compatíveis com o mercado local e escolas internacionais de cada cidade.

As mudanças já estão vigentes para novos contratos ou mesmo para as unidades que já estavam em implantação e que desejam aderir ao novo modelo. Com a reformulação no projeto de expansão de suas franquias, a rede espera aumentar seu raio de atuação, podendo alcançar 120 novas unidades em todas as regiões do Brasil.

“É importante salientar que essas mudanças vieram para atender uma demanda de mercado e não tiveram nenhum impacto na nossa entrega de valor, que é a educação inovadora e internacional, pelo contrário, está ainda mais relacionada com os termos de transformação, sustentabilidade e criatividade que tanto acreditamos. O posicionamento da essência da Sphere se mantém, como uma rede de escolas inovadoras e internacionais, contudo, conseguimos abranger mais regiões focando principalmente nas que não contam hoje com escolas internacionais, ou ainda nas que precisam de opções com alta qualidade de ensino”, afirma Ana Paula.

Compromisso com educação de qualidade

Parte do Grupo SEB, um dos maiores grupos educacionais do país, o modelo pedagógico proposto pela Sphere já conta com mais de 15 anos de experiência. Desde 2019 atuando como rede, já comercializou 5 novas unidades (São Paulo, Goiás e Bahia) que estão em processo de implantação.

A Sphere é a primeira escola brasileira a obter a certificação do IB (International Baccalaureate), no programa MYP (Middle Years Programme) no Brasil, programa antes oferecido exclusivamente por escolas internacionais de currículo estrangeiro, oferecendo uma educação contemporânea e globalizada para seus alunos. A escola agora se prepara para a implantação do Diploma Programme (DP) no Ensino Médio, ampliando o acesso de seus alunos às melhores universidades do mundo.

Associada à UNESCO, a escola trabalha pelo desenvolvimento da cultura de paz. Os alunos recebem as certificações de proficiência na língua inglesa (Cambridge Exams e WIDA Model) e língua espanhola (DELE – Instituto Miguel de Cervantes). Por ser brasileira, possui também como diferencial estar totalmente alinhada com a Base Nacional Comum Curricular e seguir o calendário brasileiro.

Além disso, os alunos têm contato com outras nacionalidades. Atualmente, a escola recebe alunos brasileiros, norte americanos, coreanos, árabes, argentinos, israelenses e uruguaios. Também contam com corpo docente de diferentes países que compõem a equipe Sphere International School. Os alunos saem preparados para seguirem seus estudos ou carreiras tanto no Brasil quanto em outros países.

A missão da Sphere International School é formar jovens lideranças que fazem uma diferença positiva no mundo. Para isso, são colocados como protagonistas no processo de aprendizagem e são ensinados empreendedorismo, robótica, disciplinas modernas como prática para youtubers e DJ, além do currículo regular nacional e internacional.