Solarprime sobe 24 posições e fica entre as 20 maiores microfranquias do Brasil

Rede de franquias de energia solar é a única do setor fotovoltaico entre as 20 maiores do Brasil

A rede de franquias de energia solar Solarprime subiu 24 posições e ficou entre as 20 maiores microfranquias do Brasil, ocupando o 15º lugar. O ranking, elaborado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) foi divulgado dia 8 e contempla apenas as marcas associadas à entidade.

Na edição de 2024, a ABF passou a incluir no ranking redes mistas (que operam no modelo tradicional e microfranquia) com mais de 50% de operações microfranquias em sua composição. O estudo da ABF é elaborado a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes, que depois são auditadas eletronicamente pelo sistema, por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados.

A Solarprime, única rede do setor fotovoltaico a ficar entre as 20 maiores do Brasil, é classificada como uma franquia do segmento de Casa & Construção, que obteve crescimento de 10,5% no último trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022 e aumento de 9,8% de 2023 para 2022. Dados da ABF também apontam que o setor de franquias de energia solar segue aquecido. Atualmente, 11 redes de franquias de energia solar estão associadas à ABF, somando um total de 1,2 mil unidades em operação no Brasil.

“O resultado é fruto da dedicação e empenho do nosso setor de franchising que tem buscado soluções inovadoras para atrair investidores e empreendedores que desejam ingressar no mercado de franquias de energia solar, que se mostra bem atrativo e vantajoso. Pensando nisso, a rede implementou o modelo home based Solarprime Easy, em que o empreendedor investe R$ 6 mil, sem a necessidade de instalar um ponto fisico”, afirma o CEO da Solarprime Mário Campo Grande.

Solarprime Easy: 5 mil franqueados até 2025

A empresa investiu R$ 300 mil para implementação do Solarprime Easy com o objetivo de dobrar este investimento em 2024 para consolidação do novo modelo de franquia. A Solarprime projeta, por meio de estudos mercadológicos, um crescimento orgânico de 60% para 2024, no entanto, com a implementação do Easy, esse número pode chegar a 120%.

“A meta é fazer com que o novo modelo contribua para expansão da rede em todo o Brasil. O objetivo será chegar a 2,5 mil franqueados até o final de 2024 e mais de 5 mil até o fim de 2025”, aponta o CEO da Solarprime Mário Campo Grande.