A Solarprime, rede de franquias de energia solar, uniu forças com a Revo Energia para oferecer uma modalidade inovadora de crédito para compra de sistemas fotovoltaicos. A parceria irá permitir que os mais de 460 franqueados da rede possam oferecer essa opção de crédito de energia solar para clientes que desejam adquirir um sistema solar a longo prazo, podendo ser pago em até 10 anos.
A modalidade é uma espécie de “locação”, muito semelhante ao leasing . No caso, o sistema fotovoltaico é instalado no imóvel do consumidor e fica em propriedade da Revo Energia até a quitação do contrato. Após isso, o equipamento é automaticamente transferido para o cliente, sem nenhum custo.
A opção é voltada para aqueles clientes que não desejam comprometer seu poder de compra com um financiamento e ainda garante alguns benefícios se comparado ao financiamento comum como, a análise facilitada, prazo máximo, parcela reduzida e limite bancário.
Uma das principais vantagens desta opção de crédito é que, diferentemente do financiamento bancário com parcela fixa, a Revo Energia oferece um plano de parcela inicial reduzida e incremento de acordo com a atualização do IPCA, resultando em taxas competitivas. “A parceria com a Revo Energia irá proporcionar um maior acesso da população à energia solar. Um de nossos principais propósitos, que é garantir aos clientes, economia na conta de luz, sem contar os benefícios ao meio ambiente por estar utilizando uma energia renovável. Além disso, nos últimos 10 anos a inflação energética é o dobro do IPCA, o que reforça as vantagens desta solução em energia solar oferecida pela Revo”, ressalta o CEO da Solarprime Mário Campo Grande.
“Campo Grande reforça que por se tratar de um contrato de concessão de equipamento e não financiamento a compra por essa modalidade não compromete o poder aquisitivo do cliente quanto a outras análises de crédito e traz inúmeras vantagens para aqueles que desejam ter um sistema fotovoltaico em sua casa, empresa ou comércio. A economia a longo prazo será muito vantajosa e pode chegar até 90% de abatimento na conta de luz. E ainda: para pessoas jurídicas é uma opção de créditos que não leva ao endividamento”, complementa.
Thiago André Basso, COO da Revo Energia destaca que a modalidade tem taxas mais baixas do que a concorrência. “Ao contrário de outras instituições, a Revo aprova ou nega de uma vez por todas. Outros bancos aprovam o cliente para depois negá-lo. Além disso, o processo não é burocrático, pois solicitamos muito menos dados que os bancos tradicionais para analisar o crédito do cliente”, explica.
Para solicitar a opção de crédito da Revo Energia é preciso que o cliente solicite alguns dados para simulação, como: CPF, número do celular, valor de renda mensal, e-mail, CEP e o gasto mensal com energia.
Créditos para compra de placas solares
De um modo geral, as opções de créditos para compra de placas solares tiveram um aumento considerável, em 2023. Dados da fintech Meu Financiamento Solar, especializada em financiamentos de sistemas fotovoltaicos, registraram um aumento de 20% no volume de simulações de créditos para compra de sistemas no mês de novembro em comparação com outubro.
Além disso, outro fator tem impulsionado as vendas de sistemas fotovoltaicos: a queda nos preços dos kits em cerca de 30%. Isso tem estimulado os clientes, especialmente aqueles que têm interesse em financiar equipamentos abaixo de 4kW.
Em 2023, a Solarprime acompanhou essa mudança de comportamento do consumidor e abriu o leque de opções de venda de projetos fotovoltaicos com novas e distintas modalidades de créditos, como, por exemplo, o consórcio em parceria com o Consórcio Magalu. De 2022 para 2023, a Solarprime registrou aumento de 34% nas vendas de produtos por meio de linhas de crédito.
Para Thiago Basso, a parceria permitirá que os franqueados Solarprime ofereçam uma solução única e inovadora em energia solar, muito mais vantajosa e econômica em comparação a concorrência. “Diferente de um financiamento clássico, a Revo oferece uma alternativa de crédito personalizada, possuindo a maior taxa de aprovação praticada hoje no mercado. No nosso produto trabalhamos com prazos mais alongados, taxa de juros reduzidas e menor burocracia. Nosso cliente possui parcelas inferiores à sua conta de luz. Isso ajuda a democratizar o produto no mercado”, explica.
De dezembro de 2023 até o final de abril de 2024, a Revo Energia registrou um crescimento de mais de 200% no número de contratos firmados com clientes que optaram por energia solar, na modalidade de concessão de sistemas fotovoltaicos.
Cresce a adesão por energia solar no Brasil
Em 2024, o Brasil tem registrado um crescimento considerável na adesão por energia solar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), neste ano, o setor já injetou 3W ao país, chegando a marca histórica de 40 gigawatts (GW) de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica. A participação deste tipo de energia renovável já representa 17,5% da matriz energética brasileira.
Pesquisas recentes também apontaram para o desejo do brasileiro em optar pela energia solar. Dados do Ibope Inteligência mostraram que mais de 90% da população brasileira quer gerar a sua própria energia renovável em casa.