Setor de serviço vê no delivery opção de crescimento em tempos de home office

A pandemia impôs diversas mudanças na rotina do brasileiro, como a forma de trabalhar e se relacionar, impulsionando novas estratégias de vendas

Com muitas empresas aderindo ao trabalho remoto, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e o formato do delivery tradicional, com entrega de produtos, deu vez também, ao de serviço. Com menos cidadãos circulando na rua, a estratégia foi fundamental para alavancar o setor. Exemplos não faltam, como é o caso da maior rede de franquias de assistência técnica para celulares e venda de acessórios da América Latina, Suporte Smart.

Na contramão da economia mundial, a empresa prosperou em 2020 com mais 150 novas operações vendidas e um aumento de 37% no faturamento da rede. O técnico delivery, profissional certificado da franquia, que vai até o cliente com uma maleta repleta de equipamentos e atende as demandas de forma presencial, foi o carro-chefe deste crescimento.

“Com o isolamento social, as pessoas estão valorizando os serviços que vão até elas, evitando um deslocamento desnecessário. Além disso, por meio de um levantamento com os nossos consumidores, descobrimos que 60% do público da Suporte Smart prefere a comodidade de ser atendido diretamente em casa ao invés de se dirigir até a loja”, explica o COO da marca Vinicius Rochesk.

A assistência delivery é oferecida tanto no modelo de franquia home based como nas lojas da empresa. Após um crescimento de 70% em número de franqueados ao longo do último ano, os planos para 2021 são ambiciosos: chegar a 500 operações, sendo 90 unidades físicas. Considerado serviço essencial e uma demanda rotineira, sobretudo em tempos de crise, quando a cautela com gastos maiores se intensifica, como o caso da aquisição de aparelhos novos em detrimento da manutenção, as lojas vem para ampliar a visibilidade e rentabilidade ao franqueado. O faturamento médio mensal chega aos R$ 40 mil, valor até quatro vezes maior do que o conquistado na versão apenas móvel.