Setor de moda ensaia recuperação e cresce 178% em faturamento, segundo estudo da ABF

Expansão dos horários, vacinação e aumento da frequência foram fatores determinantes

Entre os segmentos de franquias mais impactados pela pandemia esteve o de Moda. No entanto, dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) apontam uma recuperação. Para se ter ideia, no 2º trimestre deste ano, foi registrado o terceiro melhor desempenho no que se refere ao faturamento, ficando atrás somente de Entretenimento e Lazer e Hotelaria e Turismo, com alta de 178,2% ante o mesmo período de 2020.

Estes bons resultados se devem, além da retomada aos poucos da vida social, ao avanço da vacinação em todo o País e à expansão dos horários de funcionamentos dos shoppings. E com a expansão dos horários, houve também um aumento na frequência, como mostra um estudo da Associação Brasileira de Shopping Center, que aponta que que seis em cada dez consumidores já visitaram algum empreendimento comercial após o início da reabertura. Entre os consumidores de baixa renda, este percentual corresponde a 64%, seguidos pelos de renda média, 58%, e alta 56%.

E as marcas têm encarado isso com otimismo. Bom exemplo é a Plié, referência em shapewear e conforto que, após dois anos de estudos, deu início ao movimento de expansão via franquia. A primeira loja foi aberta em 2019 e, atualmente, a marca já conta com 15 unidades, sendo 11 próprias e quatro franquias. O intuito é ingressar nos principais shopping centers de diferentes capitais, e implantar lojas de rua, em localizações estratégicas, sendo estes pontos correspondendo entre 25% a 30% das unidades. Além disso, o plano de expansão também contempla a conversão de bandeira. Além das lojas físicas, a marca conta com um canal de e-commerce próprio, criado em 2016 que constitui uma importante foco para as vendas. Apenas em 2020, houve um aumento que ultrapassou os 80% nas vendas em 2020.

Quem também tem números positivos é a Calçados Bibi. Nos últimos dois anos, a rede acelerou ainda mais os projetos de transformação digital, oferecendo novos serviços e experiências que facilitam a rotina e, ao mesmo tempo, trazem segurança diante do atual momento. Uma das novidades implantadas nas lojas da rede foi o Bibi em casa, que traz a facilidade de poder escolher os produtos desejados e experimentar no conforto de casa, oferecendo mais uma opção de compra. O serviço é realizado de forma muito simples: o cliente fala com a vendedora pelo WhatsApp, seleciona os produtos disponíveis na loja por meio de um catálogo online e recebe uma mala personalizada com os calçados em domicílio, seguindo os procedimentos de higiene e segurança, visando o bem-estar de todos os envolvidos. Após a escolha dos produtos, é gerado um link para pagamento e a mala é devolvida com as opções que não foram selecionadas.

Para 2021, os planos da Bibi continuam com foco na expansão da rede de franquia. Apenas neste ano, são esperadas 32 inaugurações, sendo 20 lojas no Brasil e 12 no exterior, em países da América Latina. Reforçando a importância e qualidade do calçado Made in Brazil, desde 1970 a Bibi exporta seus produtos e iniciou a comercialização com marca e design próprio para outros mercados na década de 90. A Argentina, na América do Sul, foi o primeiro País a receber os produtos após a mudança. Atualmente, a Bibi está presente em mais de 70 países em todos os continentes via exportação direta a franqueados, lojistas multimarcas, virtuais ou, dependendo da região, também distribuidores. A produção anual de calçados é de 2 milhões de pares nos parques fabris localizados em Parobé, no Rio Grande do Sul, e Cruz das Almas, na Bahia, sendo que 20% serão destinados à exportação neste ano. Em comparação com 2019, a marca registrou um incremento de 27% na exportação de pares para países da América Latina e de 76% para a Europa. Fundada em 1949, a Calçados Bibi é referência no mercado de calçados infantis. No Brasil, a marca está em mais de 3,5 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A empresa é a única calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, produz calçados para crianças de 0 a 9 anos e desenvolveu a palmilha Fisioflex, que se ajusta a anatomia do pé, com tecnologia que proporciona a sensação de andar descalço.