Setor de construção civil cresceu 7,4% em 2022, e a rede Tintas MC aposta no nordeste para abrir 200 unidades

Com um plano pronto para expandir os negócios no Nordeste, a marca quer abrir 70 unidades, nos próximos anos, no estado do Ceará

De 23 a 25 de março acontecerá em Fortaleza o maior encontro do setor de franchising, a Expofranquias Nordeste (EFN). E a rede de franquias, Tintas MC, a maior do Brasil, está no evento para representar o setor da construção civil, que foi um dos que mais cresceu em 2022. “Acreditamos muito no potencial do mercado nordestino. Nossa meta é abrir 200 unidades no nordeste. Só em Fortaleza queremos 20 lojas, sendo que, até o final de 2023, a meta é ter 10”, explica a gerente de expansão da Tintas MC, Ana Centrone.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que no ano passado o crescimento do segmento da construção civil foi de 7,4%, comparando com 2021. Enquanto todo o setor apresentou crescimento de 14,3%, que representa um faturamento de R$ 210 bilhões. E a região nordeste tem uma parcela importante nesse crescimento, pois tem sido um eixo muito procurado pelas marcas e um maior interesse por parte dos empreendedores.

Após estudos de mercado realizados pela Tintas MC, a empresa ficou ainda mais animada com o quadro econômico do nordeste. Pois, só o estado do Ceará tem um potencial de venda de 26 milhões de litros de tintas imobiliária/ano.

Para incentivar o mercado, a rede está desenvolvendo uma parceria com o Banco do Nordeste, o que facilita a viabilidade do negócio. “Esse crédito pode custear o valor total da franquia ou uma parte dela. Tudo será feito e analisado para dar o maior conforto financeiro para o futuro franqueado”, explica Ana Centrone.

E para mostrar que a franquia Tintas MC é um bom negócio, basta olhar o faturamento de uma unidade: R$ 3 milhões/ano, após 24 meses de operação, sendo que algumas unidades ultrapassam esse valor.

PROFISSIONALIZAÇÃO DOS PINTORES

E para deixar as unidades da região ainda mais fortes, a Tintas MC traz em seu DNA um amplo planejamento de treinamentos voltados para pintores, que também será implantado no nordeste. “Nossa meta é profissionalizar ainda mais esse público, além de formar outros. E para isso, contamos com parceiros como Suvinil, Coral, Iquine, Tigre e Atlas e tantos outros. Queremos que os pintores da região tenham a Tintas MC como sua melhor parceira, e um local onde ele, além de comprar, possa ter todo suporte necessário em suas obras. Além de conhecer as grandes novidades do setor e poder participar dos programas da rede, como o Programa de Fidelidade”, diz Ana.

ENCONTRO COM OS EMPREENDEDORES

Dois encontros foram agendados para apresentar os três modelos de negócio da rede. Um será durante a Feira EFN e outro em um Hotel, em Fortaleza.