Serasa Experian dá dez dicas para pequenas empresas fazerem bom uso de dados

Tem se tornado muito frequente o uso do termo big data no mundo do marketing digital. Por definição, este conceito se aplica a conjuntos de dados extremamente grandes que podem ser analisados para revelar padrões, tendências e associações, especialmente relacionadas ao comportamento humano e interações.

Embora as pequenas empresas nem sempre lidem com big data, ele não deixa de ser crucial para o seu dia a dia. Dados de contato, em particular, são fundamentais e podem definir o sucesso dos negócios. Os especialistas da Serasa Experian prepararam dez dicas para garantir a qualidade dos dados para pequenas empresas. Confira:

1. Comunicação de marketing eficaz: Sua campanha pode ser perfeita, mas o esforço será inútil se os dados não forem confiáveis. Coletar dados precisos e mantê-los pronto para uso são processos importantes para alavancar as suas ações.

2. Mensagens personalizadas: Personalização, mesmo no nível mais básico, pode melhorar suas campanhas de marketing e ajudá-lo a fornecer conteúdo mais relevante para cada indivíduo. Desde tratar cada contato por seu primeiro nome em e-mails ou apresentar recomendações de produtos com base em compras anteriores, mensagens personalizadas irão ajudar a aumentar os resultados das ações.

3. Acompanhamento e melhor tomada de decisões: Com informações atualizadas e de qualidade, é possível garantir mais segurança na tomada de decisões estratégicas e operacionais e promover excelência na experiência do cliente. Isso reforça a importância de que é necessário validar os dados no momento da coleta e realizar a manutenção da base ao longo do tempo.

4. Automação e crescimento seguro: Ao iniciar um negócio, a quantidade de dados com que se trabalha pode ser muito pequena. Mas, à medida em que o negócio cresce, há o risco desta gestão sair do controle. Inicie a coleta e validação da qualidade dos dados logo no início de seu empreendimento. Isso abre oportunidades e permite que a sua empresa cresça com segurança.

5. Coleta de dados:   A melhor fonte para coletar novos dados de contato é através das informações que chegam ao seu site. Em média, 98% do tráfego que chega por esse canal sairá sem se converter em um contato ou um cliente. Antes de investir na geração de tráfego, comece com práticas simples de otimização de taxa de conversão para garantir uma coleta eficaz de informações de seus clientes e prospects.

6. A importância do e-mail: O e-mail continua sendo o canal mais eficaz em termos de ROI. Por isso, para obter mais informações sobre as pessoas que navegam em seu site, utilize um pop up solicitando algumas informações e o e-mail do visitante. Isso aumenta a conversão de tráfego e ajuda na construção do seu banco de dados. Funciona também como oportunidade para validar as informações coletadas.

7. Verificação de e-mail e de endereço de correspondência: A validação é fundamental para reduzir as taxas de rejeição de e-mails, melhorar a reputação do remetente e aumentar a produtividade. No caso de endereços de correspondências, a atenção deve recair sobre como os dados foram inseridos, de forma a evitar endereços incorretos.

8. Aumente o engajamento: Envolva os visitantes do seu site em momentos-chave durante a navegação. Na chegada, na saída e em páginas de destino de alto tráfego são momentos perfeitos para gerar engajamento.

9.  Materiais de incentivos: O uso de alguma forma de incentivo para ativar um e-mail opt-in pode aumentar consideravelmente a conversão de tráfego e coleta de dados. Incentivos comuns incluem descontos, frete grátis e brindes com compra. Conteúdo – como e-books, white papers e materiais de marketing – também funcionam para atrair o público-alvo. 

10. Garanta a qualidade dos dados: A imprecisão ou falta de dados gera custos e perdas financeiras, comprometendo as ações de relacionamento com clientes, prospects e fornecedores. Ou seja, muitos itens de ação e decisões derivam de dados de contato precisos. Para pequenas empresas, é importante certificar-se de que cada real usado de forma inteligente, matem o crescimento sustentável do negócio.

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