SELFIT Academias dá dicas de treinos para o tronco durante a quarentena

Mesmo com as unidades fechadas, a SELFIT Academias continua ativa através de suas redes sociais com aulas online, lives, vídeos para treinos e dicas de exercícios específicos, que podem ser realizados em casa sem equipamento especializado.

A marca fechou suas portas em 19 de março por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Seja qual for sua escolha entre os exercícios para o tronco, é importante que sejam realizados em três séries, com repetições de no mínimo seis de cada um.

Peito

O primeiro exercício indicado é a flexão de braço.

“Mantenha o corpo reto paralelo ao chão, apoiando apenas as pontas dos pés e as palmas das mãos. Dobre apenas os cotovelos para descer o corpo até o solo e depois volte à posição inicial. Para quem ainda é iniciante, apoie os joelhos no piso para facilitar o exercício”, detalha o professor da SELFIT Rafael Oliveira.

Em seguida, a indicação é a flexão diamante, que dá uma ênfase maior para a parte central do peitoral.

“A posição é a mesma do treino anterior, a diferença é o posicionamento das mãos. Coloque-as próximas, formando um diamante [triângulo] e novamente desça o corpo até próximo ao chão e suba”, explica o educador físico.

Costas

Para treinar os músculos das costas, comece com o crucifixo invertido sentado aberto.

“Sente-se à beira de uma cadeira ou banco, mantenha as pernas unidas e flexione o tronco para frente, como se fosse deitar em suas pernas. Segure um peso [pacote de 1kg de alimento ou sacolas com alguns quilos de alimentos em cada mão, por exemplo] com os cotovelos quase estendidos, próximo ao solo. Leve os pesos até a linha do ombro e retorne à posição inicial”, ensina o instrutor.

O segundo exercício é muito parecido e tem o nome de crucifixo invertido sentado fechado.

“Mantenha a posição do exercício anterior e os mesmos pesos. A diferença é que, agora, os cotovelos ficarão flexionados em um ângulo de 90 graus, próximo ao chão. Então, leve os pesos até a linha ombro e retorne à posição inicial.”

Ombro

Neste caso, o especialista indica a elevação frontal. “Para treinar em casa, em vez de usar halteres como na academia, coloque pesos em uma mochila e reveze os braços, ou coloque mais peso e use os dois braços de uma vez. Fique em pé, mantenha a postura reta e, com os braços estendidos para frente, levante o peso até a altura da cabeça e desça até a coxa lentamente”, explica Oliveira.

Para finalizar o treino, faça a elevação lateral. “Com um braço de cada vez, levante e desça nas mesmas alturas que o exercício anterior, porém com o braço aberto, e para o lado, deixando o cotovelo quase todo estendido, mas levemente curvado”, complementa.

A SELFIT está disponibilizando dicas de aulas em seus canais na Internet (redes sociais, apps e site). As ferramentas digitais da rede são gratuitas e podem ser utilizadas por toda a população, não apenas por alunos.

Além disso, a marca conta com dois aplicativos, um para orientação nutricional (App Self Sem Culpa) e outro específico para treinos, o App SELFIT. Esses, no entanto, são específicos para alunos.

A rede também está promovendo duas Lives diárias no Instagram para auxiliar durante o período de resguardo.